Atividades

Política e psicanálise nas intervenções artísticas dos brasileiros Cildo Meireles e Paulo Bruscky e do coletivo catalão Grup de Treball.

Aberturas Utópicas: arte, política e psicanálise

Voltar para o início Aberturas Utópicas: arte, política e psicanálise

Programa

Sob o recorte histórico dos anos 1970, esta palestra objetiva percorrer três perspectivas artísticas no contexto brasileiro e espanhol.

A arte de Cildo Meireles, Paulo Bruscky e do coletivo catalão Grup de Treball serão apresentadas em meio aos diálogos que produziram com outros artistas da época. Suas obras, com forte conteúdo político, são analisadas pela perspectiva da psicanálise, percorrendo suas singularidades, abrindo leituras das obras e desdobrando conceitos psicanalíticos, como os de objeto, inconsciente, imagem e fetiche.

Se o contexto sócio-político-cultural demandava posicionamentos, todos os elementos em questão na arte se reposicionavam. As clássicas concepções de obra, artista e público se transformam, a partir da mudança da dimensão utópica da arte contemporânea.

Essa discussão histórica revela sua proximidade com nosso tempo e lança reflexões sobre a imbricada relação entre política, arte e psicanálise, bem como sobre as estratégias de resistência ao que busca assujeitar a singularidade humana.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

Psicanalista, com pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Professora do departamento de Psicologia e do PPG em Psicologia da UFSC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/07/2018 a 13/07/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis