Curso Presencial
Ação climática e meio ambiente urbano
Voltar para o início

Programa
Esta mesa discute a contribuição da ação comunitária local para mitigação e adaptação à mudança climática.
O planejamento da mitigação e adaptação climática tem avançado na escala dos municípios, mas ainda precisa avançar na escala local e micro-local dos bairros e das micro-bacias urbanas. Serão necessários grandes esforços, que requerem o envolvimento de múltiplos atores no planejamento, na implementação conjunta e na gestão compartilhada.
Proposta no contexto do Circuito Urbano (iniciativa da ONU-Habitat para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país), a mesa apresenta estudos e projetos de duas secretarias municipais (Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) e analisa o conjunto de ações comunitárias empreendidas nos últimos anos por diferentes iniciativas do território da cidade.
Programa
15h-15h10: Abertura | Moderador: Bruno Salerno (Corredor Ecológico Urbano do Butantã)
15h10-15h35: Parte I - Histórico do Planclima e Panorama das Mudanças climáticas na cidade de São Paulo | Laura Ceneviva (SVMA)
15h35-15h55: Planclima: Balanço e Revisão - Ludmila Amorim (SeClima)
15h55-16h20: Parte II - Resultados do Estudo sobre Altas Temperaturas na cidade de São Paulo, em especial riscos e vulnerabilidades | Ligia Pinheiro (SVMA)
16h20-17h: Parte III - A importância do Planejamento local e do engajamento de múltiplos atores | Experiências pulsantes na cidade de São Paulo | Lara Freitas (Ecobairro)
17h-17h30 Diálogos - perguntas e comentários do público, com moderação de Bruno Salerno
A atividade se relaciona aos Objetivos da Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 13 da ONU, que tratam de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e de tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Elisa Rocha)
Palestrantes

Lara Freitas
Biourbanista, doutoranda no Programa Ambiente e Sociedade do IFCH-Unicamp, mestre em Gestão Urbana e permacultora. É cofundadora do Programa Permanente Ecobairro, diretora-presidente do Instituto Ecobairro Brasil, diretora-associada na Paisagem Design Regenerativo AR e especialista em ecobairros e design socioecológico para culturas regenerativas. É ainda facilitadora certificada do Gaia Education e tutora do curso Gaia Education Design para Sustentabilidade (GEDS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Laura Ceneviva
Arquiteta e urbanista, coordenadora-executiva da elaboração do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP). É mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP, especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Berlim, Alemanha. Coordena a Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ludmila Amorim
Formada em Gestão Ambiental pela USP. É assessora na equipe técnica responsável pelo monitoramento do PlanClima SP. Suas atribuições incluem a execução de atividades estratégicas voltadas à implementação da Política Municipal de Mudança do Clima.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ligia Pinheiro
Arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Ciências na Geografia Humana, pela USP. Como diretora da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial na SVMA, contribui na elaboração de subsídios ambientais para políticas públicas e lidera projetos estratégicos em cooperação com universidades.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bruno Salerno
Membro-fundador do Corredor Ecológico Urbano do Butantã, membro do Cades Butantã e curador de programação no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Formado em comunicação social pela ECA-USP, já trabalhou como editor de livros, revistas e sites em diversas áreas. Como roteirista, publicou duas versões em quadrinhos de obras clássicas da literatura.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
31/10/2025 a 31/10/2025
Dias e Horários
Sexta 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 31/10.
Enquanto houver vagas.