Accionistas de Viena: trauma e representação da violência na arte
Voltar para o início
Programa
Discussão sobre as ações e conceitos dos polêmicos artistas performáticos de Viena Günter Brus, Hermann Nitsch, Rudolph Schwartzkogler e Otto Muhel, cujas ações beiravam a escatologia e a violência explícita como forma de expurgar os traumas da II Guerra Mundial.
Suas proposições estéticas causaram controvérsia no cenário artístico europeu e na patriarcal sociedade austríaca dos anos 1960, ainda marcada pelo fascismo.
A palestra é acompanhada de trechos de filme-performances, registros de ações e cópias de documentos raros, além de textos históricos e críticos inéditos em português, sobre os procedimentos e experiências plásticas dos Accionistas de Viena, realizadas também em colaboração com Anni Brus, o diretor de fotografia Kurt Kren e o fotógrafo Ludwig Hoffenreich, entre outros.
Embora a cena da performance arte no Brasil seja ativa e transdisciplinar, a obra dos Accionistas é ainda pouco estudada.
É uma oportunidade para conhecer melhor os feitos realizados pelos artistas em Viena, entre 1960 e 1970. O conteúdo dirige-se aos interessados em performance arte, teatro, fotografia, cinema, arte corporal, vanguardas estéticas do Pós Segunda Guerra, e demais questões relevantes para a pesquisa de arte e representação da sociedade.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: (Hermann Nitsch - 4. Aktion 1963. Color photographs 19.69 inch x 23.62 inch Photography: Ludwig Hoffenreich. Nitsch's studio, Brünner Straße 132, 1210 Vienna)
Palestrantes

Daniela Labra
Curadora, crítica e pesquisadora de artes visuais. Doutora em História da Arte e Crítica pelo PPGAV/ UFRJ; Pós-doc em Comunicação e Estéticas, ECO/UFRJ. Vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses/UFRJ, 2015. Professora de Curadoria de Performance Art, Node Curatorial Studies, Berlin. Curadora da Trienal Frestas 2017: Entre Pós-Verdades e Acontecimentos, Sesc Sorocaba.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/04/2019 a 16/04/2019
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.