Atividades

Curso online sobre abordagens sociológicas na adesão à prática de exercícios físicos

Curso On-Line
Adesão à prática de exercício físico e esporte: uma abordagem sociológica

Voltar para o início Adesão à prática de exercício físico e esporte: uma abordagem sociológica

Programa

Ação online que tem como objetivo promover uma reflexão sobre os processos de adesão de indivíduos à prática de exercício físico e esporte. Tal incursão terá como base fundamentos da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, compreendendo as escolhas e ações individuais como produtos das relações entre o contexto social e as subjetividades.

Serão abordados conceitos como desigualdade social, disposição para a prática, qualidade de vida, políticas e processos de intervenção, entendendo-os como aspectos fundamentais para o engajamento a um estilo de vida ativo.

1º Encontro: Fundamentos teóricos da Sociologia Reflexiva; relações entre condicionantes socioeconômicos e socioculturais com a percepção de Qualidade de Vida;

2º Encontro: Processos de tomada de decisão para a adesão à prática de exercício físico e esporte; Processos de promoção do engajamento à prática de exercício físico e esporte.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Renato Marques

Renato Marques

Professor associado da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) - Universidade de São Paulo (USP). Secretário Geral da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Membro da International Sociology of Sport Association (ISSA). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte (GEPESPE-RP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ALMEIDA, M. A. B.; GUTIERREZ, G. L.; MARQUES, R. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. 1. ed. São Paulo: Edições EACH, 2012.
BOURDIEU, P. Gostos de Classe e Estilos de Vida. In: ORTIZ, R. (ORG). (Ed.). . A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D´agua, 2003a. p. 73-111.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (ORG). (Ed.). . A sociologia de Pierre Bourdieu. 1. ed. São Paulo: Olho D´agua, 2003b. p. 39-72.
BOURDIEU, P. Razões Praticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2011.
BOURDIEU, P. A Distinção: critica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2013.
COAKLEY, J. Sport in society: issues and controversies. 12. ed. New York: McGrath-Hill Education, 2017.
MARQUES, M. A.; MORAES, C. DE; MARQUES, R. F. R. Negros não nasceram para nadar? Estudo sobre o acesso de crianças e adolescentes à prática competitiva da natação na cidade de Ribeirão Preto/SP, Brasil. Revista Inclusiones. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales, v. 7, n. 4, p. 194-215, 2020.
MATEU, P.; MARQUES, R. F. R. Ejercicio físico en tiempos de aislamiento social. Sociología del Deporte, v. 1, n. 1, p. 51-60, 2020.
TRAPÉ, Á. A. et al. Association between demographic and socioeconomic conditions with exercise practice and physical fitness in community projects participants aged 50 years or more in Ribeirão Preto, São Paulo. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 20, n. 2, 2017.

Data

14/02/2023 a 16/02/2023

Dias e Horários

Terça e Quinta, 10h às 11h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 12/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.

Valores

Grátis