Atividades

a presença de Antonio Candido em nosso tempo

Afeto e Convicção - Uma Homenagem a Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017)

Voltar para o início  Afeto e Convicção - Uma Homenagem a Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017)

Programa

Antonio Candido foi um dos grandes nomes da crítica literária e ensaística brasileira. Deixou como legado uma obra volumosa e profícua, desenvolvendo um potente método de análise que relaciona literatura e sociedade, método que se mantém atual, infundindo vigor no campo dos estudos literários. Legou também importante contribuição no campo do pensamento social brasileiro.

Para além da obra, permanece a memória da singular figura humana de Antonio Candido. Um mestre devotado à ampla partilha do conhecimento e da própria experiência de vida, dotado de profundo compromisso ético com a humanidade e com a construção de uma sociedade digna.

Neste ano de 2018 em que completaria cem anos, o Sesc presta homenagem a Antonio Candido por meio de um ciclo de palestras que almeja focalizar seu legado, voltando-se para aspectos da contribuição do crítico na cultura e sociedade brasileiras.

As mesas-redondas evidenciam o seu importante papel como professor/intelectual, a interação com personalidades e instituições, a militância socialista - recortes que consideramos relevantes para entender a envergadura do crítico e de sua presença em nosso tempo.

O seminário compõe o projeto 3 vezes 22, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Abertura

18/7
14h às 16h
Abertura musical. Os Parceiros do Rio Bonito
Convidado: Passoca.

Abertura Institucional
Danilo Santos de Miranda - Diretor do Sesc São Paulo
Alexandre Saes - Vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindin (BBM)
Paulo Iumatti - Diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

Mesa 1 – Antonio Candido em família
O intelectual no âmbito familiar, relação com as filhas, familiares e amigos. A mesa propõe lançar um olhar sobre Antonio Candido paralelamente à da figura pública. A memória dos familiares chama a atenção para as partilhas do afeto e da convicção.
Convidada: Laura de Mello e Souza

16h30 – 18h30
Mesa 2 – Gilda de Mello e Souza e Antonio Candido
A parceria iniciada na colaboração para a revista Clima e que se estendeu por mais de 60 anos.
Os depoimentos de amigos e ex-alunos de Gilda e Antonio Candido elucidam os diálogos e os vínculos constituídos pelo casal na vida e na academia.
Convidados:  Augusto Massi, Carlos Augusto Calil e Heloísa Pontes.

19/7
14h às 16h
Mesa 3 - Afeto e convicção: retratos de Antonio Candido
A mesa tenciona apresentar um retrato em movimento de Antonio Candido, sua visão de mundo, sua formação e o compromisso com a formação do cidadão. A presença indelével de suas convicções, que ainda permanecem naqueles que conviveram com ele.
Convidadas:  Walnice Nogueira Galvão e Telê Ancona Lopez.

16h30 – 18h30
Mesa 4 – Itinerário crítico
A mesa convida pesquisadores para discutir o itinerário crítico da obra de Antonio Candido, de sua atuação na revista Clima às suas principais publicações nas áreas de sociologia e literatura.
Convidados: Maria Augusta Fonseca , Rodrigo Martins Ramassote  e Luiz Carlos Jackson.


18h45 – 20h45
Mesa 5 - Antonio Candido, Na sala de aula
“Não se cruza com alguém assim impunemente”, afirma Adélia Bezerra de Menezes sobre a sua experiência como aluna de Antonio Candido. A figura do professor entra em debate nesta mesa, nos testemunhos de seus ex-alunos. 
Convidada: Adélia Bezerra de Menezes Norma Seltzer Goldstein e Ismail Xavier.



20/7
14h – 16h
Mesa 6 – Antonio Candido, América Latina
Esta mesa se propõe a refletir sobre a potência dos diálogos de Antonio Candido com intelectuais da América Latina, bem como a difusão e repercussão de seu pensamento crítico.
Convidado:  João Cezar de Castro Rocha.

16h30 – 18h30
Mesa 7 – Diálogos, correspondência
A correspondência de um intelectual fornece importantes elementos biográficos e históricos; as cartas testemunham a configuração de redes de sociabilidade, formas de difusão do pensamento dos interlocutores e gestos de intervenção cultural. Esta mesa-redonda devota-se a observar os diálogos epistolares de Antonio Candido, com escritor Mário de Andrade e com o crítico Alceu Amoroso Lima.
Convidados: Marcos Antonio de Moraes e Leandro Garcia.

18h45 – 20h45
Mesa 8 – A reflexão política de Antonio Candido
A mesa coloca em pauta os ideais e a atuação política de Antonio Candido.
Convidado: Paulo Vannuchi e Max Gimenes.

Encerramento: Homenagem musical.
Convidado:  Passoca.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Andre Gomes de Melo)

Palestrantes

Heloísa Pontes

Heloísa Pontes

Professora titular do Departamento de Antropologia da Unicamp e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autora, entre outros, de “Intérpretes da metrópole” (2010, prêmio Anpocs “melhor obra científica”) e organizadora de “Cultura e sociedade: Brasil e Argentina” (em conjunto com Sergio Miceli, 2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Augusta

Maria Augusta

Professora Sênior Livre-docente do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Estudiosa do Modernismo brasileiro desde 1972, tem obras publicadas sobre a vida e a obra de Oswald de Andrade e de Mário de Andrade. Em 2008 organizou os números 11 e 12 da Revista Literatura e Sociedade em homenagem aos 90 anos de Antonio Candido. Ainda, com estudo voltado para a obra do crítico - ensaios, entrevistas e prefácios - foi bolsista pesquisadora do CNPq por 9 anos, até 2017. A propósito dos 100 anos de Antonio Candido organizou, em parceria com Roberto Schwarz, um livro de vários autores, a sair pela Editora 34, em setembro pf. Nele também colaborou com o ensaio "O universo feminino e a crítica de Antonio Candido".
(Foto: Acervo Pessoal)

Laura de Mello e Souza

Laura de Mello e Souza

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre-Docência em História Moderna pela Universidade de São Paulo (1993). Foi docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1983, encontrando-se aposentada desde agosto de 2014. Desde setembro de 2014, ocupa a cátedra de História do Brasil na Universidade de Paris IV - Sorbonne. É membro da Academia Brasileira de Ciências.
(Foto: Acervo Pessoal)

Augusto Massi

Augusto Massi

Professor de Literatura Brasileira na USP desde 1990. Como poeta, publicou Gabinete de curiosidades (em parceria com Lu Menezes. SP: Luna Parque, 2016). Participou da organização de A ideia e o figurado, último livro de crítica de Gilda de Mello e Souza (SP: Editora 34/ Duas Cidades, 2005).
(Foto: Paola Poma)

Rodrigo Martins Ramassote

Rodrigo Martins Ramassote

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Campinas (2013). Atualmente, realiza Pós-doutorado no Departamento de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP) onde está vinculado ao Coletivo Artes, Saberes e Antropologia (ASA). Desde 2006, exerce o cargo de Técnico em Ciências Sociais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É editor-assistente da Série Patrimônio Cultural e Extensão Universitária.

Luiz Carlos Jackson

Luiz Carlos Jackson

Professor de Sociologia na Universidade de São Paulo, autor dos livros A tradição esquecida: Os parceiros do rio Bonito e a sociologia de Antonio Candido (Editora UFMG, 2018, 2ª edição ampliada) e, em coautoria com o sociólogo argentino Alejandro Blanco, Sociologia no espelho: ensaístas, cientistas sociais e críticos literários no Brasil e na Argentina (Editora 34, 2014).

Adélia Bezerra de Meneses

Adélia Bezerra de Meneses

Fez Mestrado e Doutorado , orientada pelo Professor Antonio Candido.  Lecionou  Teoria Literária e Literatura Comparada na  USP e na UNICAMP (onde se aposentou) e também,  Literatura Brasileira na Technische Universität de Berlim. No presente atua como Professora Colaboradora Voluntária junto à Pós-Graduação do DTLLC da  USP. É Pesquisadora do CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)

Max Gimenes

Max Gimenes

Bacharel e licenciado em ciências sociais e mestre em sociologia pela FFLCH-USP. Atua como editor e como pesquisador nas áreas de sociologia da cultura e dos intelectuais e de pensamento político brasileiro, desenvolvendo atualmente investigações sobre a vida e a obra de Antonio Candido. Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Teoria Crítica (Grite) da FFLCH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Vannuchi

Paulo Vannuchi

Jornalista formado pela ECA e Mestre em Ciência Política, USP, com dissertação sobre “Democracia, Liberalismo, Socialismo e a contribuição de Norberto Bobbio”.
Foi ministro dos Direitos Humanos no Governo Lula, de 2006 a 2010, e membro da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, com mandato 2014-2017.
(Foto: Acervo Pessoal)

Passoca

Passoca

Um dos únicos violeiros de origem cosmopolita.
Nascido em Santos/SP , acredita que para se tocar viola não é preciso ter nascido no campo, na roça, no sertão, basta sensibilidade .
Autodidata, aprendeu a tocar observando os violeiros mais experientes e ouvindo as histórias que contavam sobre o instrumento.
(Foto: Acervo Pessoal)

 Norma Seltzer Goldstein

Norma Seltzer Goldstein

Mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo onde atua na pós-graduação de Filologia e Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas em Estilística da poesia e Lingüística Aplicada ao ensino de português. Dentre outros, publicou: Versos, sons, ritmos, Ática, S. Paulo, 14ªed. 2007; A literatura de Jorge Amado, Cia. das Letras, S. Paulo, 2008; O texto sem mistério – leitura e escrita na universidade, em co-autoria, Ática, S. Paulo, 2009.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/07/2018 a 20/07/2018

Dias e Horários

Quarta a Sexta, 14h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora