Atividades

Do continente às diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos

Perspectivas
Áfricas Contemporâneas

Voltar para o início Áfricas Contemporâneas

Programa

O evento pretende abrigar um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas.

Para tanto, serão convidadas e convidados pensadores, ativistas e artistas da África do Sul, Cabo-Verde, Moçambique e Senegal, africanos da diáspora em Portugal, bem como da Inglaterra, que, em suas obras, no campo acadêmico, no campo da intervenção social e política, nas artes ou nas produções culturais, colocam em questão o lugar do continente africano como o território da falta, da perda e da necessidade bem como a diáspora vista apenas sob o ângulo da fuga, da impossibilidade, da fragilidade do continente (econômica, social e intersubjetiva) e da subalternidade das suas populações no mundo.

Visam, nesse sentido, desmistificar a compreensão de Áfricas e das diásporas desde a perspectiva do colonialismo.

Serão trazidos à cena os movimentos políticos e sociais que se dão nas sociedades africanas atuais; as produções intelectuais a partir do próprio continente e de suas trocas, deslocamentos e fricções; as territorialidades e subversões do espaço; o racismo e as desigualdades contemporâneas; gênero e diásporas africanas; a memória a partir de documentos históricos africanos; o papel das artes na produção de escritas e registros múltiplos.

Tais temas provocarão debates que fazem tanto pensar a pluralidades de realidades africanas atuais como seus aportes para refletir dimensões universais em diferentes campos do saber e do fazer a partir de Áfricas.

14/10 das
19hs às 22hs – Projeções audiovisuais: Gênero, memória e experimentação
Projeção de vídeo-performance “Relatos de uma rapariga nada pudica” (Cabo Verde/Portugal, 2017, 4´08 min)  e  do documentário “Homestay ” (Cabo Verde, 2016, 15 min), seguido de debate com a cineasta Lolo Arziki (Cabo Verde).
Interlocutora: Erica Malunguinho (Aparelha Luzia e Alesp).

19/10
10hs às 13hs - Mesa-redonda: “Democratização de saberes a partir de narrativas e arquivos africanos”
Com Maria Balbina dos Santos [Mam´etu kwa Nkisi Kafurengá] e Heráclito dos Santos Barbosa [Taata Luangomina], Alzira Félix dos Santos [Mam´etu Odemina] (representantes do Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro Indígena – Bahia) (história oral e religião), Apolo de Carvalho (Portugal) (arquivos históricos), Raquel Lima (Portugal) (dança e performance), LBC Soldjah (Portugal) (música e teatro), Marcelo D´Salete (São Paulo) (desenhos e quadrinhos), Abílio Ferreira (São Paulo) (literatura) e Abisogun Olatunji (União de Coletivos Panafricanistas–São Paulo) (processos formativos).
Mediadora e comentadora: Eliane de Souza Almeida (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) – ECA – USP; Rede Antirracista QUILOMBAÇÃO).

19/10 das
15hs às 18hs – Mesa “Gênero, produções e imagens afro-diaspóricas a partir do cinema”
com as cineastas Lolo Arziki (Cabo Verde) e Renata Martins (Rio de Janeiro), com a roteirista e crítica de cinema Viviane Pistache (São Paulo) e com a pesquisadora Marina Berthet (UFF – NEAF – RJ).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação)

Data

14/10/2019 a 19/10/2019

Dias e Horários

14/10, segunda, 19h às 22h.

19/10, sábado, 10h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora