Áfricas: reflexões sobre o presente
Voltar para o início
Programa
No ano em que se celebra o quadragésimo aniversário das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa, a complexidade dos sentidos que nortearam os processos de libertação ecoa como fonte para reflexão sobre a contemporaneidade destes espaços. No mês de novembro, quando também no Brasil se amplia um debate que remete ao continente, parece oportuno retomar aspectos das relações histórica e socialmente estabelecidas entre África e Brasil, não só para reforçar e atualizar este conhecimento, mas também para subverter o olhar que costuma buscar suas origens em uma África mítica atemporal.
Embora haja um interesse crescente em aprofundar a compreensão dos laços históricos que nos unem, é necessário também ampliar o espectro histórico abrangido pelas discussões e chegar à contemporaneidade, cujos fluxos ainda são pouco abordados. A complexidade dos problemas vividos aponta para a necessidade de considerar as ligações regionais e continentais, além de suas relações com as artes e outros saberes. Nesse sentido, as discussões propostas pretendem envolver a contribuição de autores e estudiosos de diversos campos, cujos aportes têm se mostrado decisivos na abordagem das produções culturais.
As discussões girarão em torno dos dilemas e desafios das literaturas africanas, da histórica relação entre resistência e arte no continente, da articulação entre reinvenção das fontes tradicionais e reapropriação da língua portuguesa, dos elos entre estética e sociedade e do complexo papel da crítica, que, num quadro global pouco favorável ao reconhecimento das literaturas emergentes, se depara com o desafio de pesquisar/divulgar com profundidade sem sucumbir aos riscos de uma celebração que uniformiza. Em suma, serão debatidos o passado e o futuro de sociedades, culturas e letras africanas em um quadro internacional marcado por profundas transformações, incertezas e, ainda, certa dose de preconceito institucionalizado, aprofundando o debate em torno de problemas contemporâneos que, vividos pelas sociedades dos vários países, se têm projetado na cultura, desafiado a capacidade dos criadores, mobilizado a atenção dos críticos e captado um interesse crescente do público.
Em síntese, com base na focalização em fenômenos da história recente e da atualidade dos países africanos, principalmente Angola e Moçambique, e orientados para a articulação entre a universidade e a sociedade, os encontros no Centro de Pesquisa e Formação do SESC pretendem produzir e difundir conhecimentos que superem os estereótipos veiculados pela historiografia colonial comumente disseminada.
23/11 – Ressonâncias africanas na cultura brasileira
Com Flávio G. Santos e Nelson Maca. Mediação de Nazir Can.
24/11 – Angola: vozes da ruptura na tradição literária
Com Joelma Santos e Rita Chaves. Mediação de Nazir Can.
25/11 – Moçambique: desestabilização e criação literária
Com Francisco Noa e Nazir Can. Mediação de Rita Chaves.
Após o debate haverá lançamento do livro de Francisco Noa "Perto do fragmento, a totalidade: Olhares sobre a Literatura e o mundo" - Editora Kapulana.
26/11 – Relações sociopolíticas Brasil/Moçambique e Brasil/Angola
Com José Luís Cabaço e Kelly Araújo. Mediação de Nazir Can.
27/11 – A literatura nas duas margens do Atlântico
Com Pepetela e Marcelino Freire. Mediação de Rita Chaves.
Este ciclo integra a programação do IV Colóquio Internacional Áfricas, Literaturas e Contemporaneidade do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP. Para mais informações ver: http://celp.fflch.usp.br/ivcoloquioafricas
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.
Palestrantes

Flávio G. Santos

Nelson Maca

Francisco Noa

Rita Chaves

Joelma Santos

Nazir Can
Pesquisador de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Francesa. Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universitat Autònoma de Barcelona.
Data
23/11/2015 a 27/11/2015
Dias e Horários
Segunda a sexta, 10h30 às 12h30.