Atividades

Conversa pública envolvendo apresentação de pesquisas práticas nas artes visuais e desdobramentos em áreas afins

Cursos On-Line
Afrobrasilidades: entre visibilidades e apagamentos

Voltar para o início Afrobrasilidades: entre visibilidades e apagamentos

Programa

Renata Felinto tratará do apagamento que ainda existe na produção da mulher negra nas artes visuais, em especial no cenário brasileiro. Para tanto, apresentará seu projeto de pesquisa Yabarte realizado na Universidade Regional do Cariri - Ceará.

O projeto mapeia a produção de artistas mulheres negras, que apesar de existente e coerente, não se alinha aos temas e à linearidade hegemônica produzida na história das artes visuais do Brasil. Felinto pretende tensionar uma historiografia que apresenta a mulher negra como objeto de desejo, muitas vezes negando tais mulheres em sua potencia de criação, como artistas/autoras, especialmente quando confrontam o racismo estrutural.

Ayrson Heráclito apresenta sua produção que transita pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidando com elementos da cultura afro-brasileira e o campo afrodiaspórico.
Mediação de Gustavo Torrezan.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ayrson Heráclito

Ayrson Heráclito

Artista, curador e professor no curso de Artes Visuais da UFRB. É doutor pela PUC-SP e mestre pela UFBA. Entre suas exposições mais recentes estão "Ayrson Heráclito", Sala de Vídeo, MASP, São Paulo (2018); 57ª Edição da Bienal de Veneza (2017); e "Pérola Negra", Blau Projects Galeria, São Paulo (2016). Foi co-curador da 3ª Bienal da Bahia, no Museu de Arte Moderna, Salvador, e da exposição "Histórias Afro-Atlânticas", no MASP (2018).
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista e pesquisador. Doutor em poéticas visuais, mestre em educação e graduado em artes visuais pela Unicamp. É pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc–São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Renata Felinto

Renata Felinto

Artista, pesquisadora e professora adjunta de Teoria da Arte na Universidade Regional do Cariri/CE. Doutora e mestra em artes pela UNESP, especialista em curadoria e educação em museus de arte pelo MAC/USP. É líder do grupo de pesquisa NZINGA - Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais Gerados nas Artes Visuais. Foi artista convidada do 29º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2019) e curadora convidada da Bienal Naif Sesc (2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

28/08/2020 a 28/08/2020

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Valores

Em Casa