Atividades

Oralidade como método para reflexão sobre artes visuais contemporânea

Curso On-Line
Agrofloresta artística em contraponto ao mundo (da arte) colonialista

Voltar para o início Agrofloresta artística em contraponto ao mundo (da arte) colonialista

Programa

Encontro virtual no formato de roda de conversa para debater, problematizar e construir aprendizado a partir de experiências. Integra o Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais (POPAV 2023) como espaço para interlocução entre contextos, intencionalidades, práticas e pesquisas artísticas, fomentando experimentações e debates críticos a partir do entrecruzamento das perspectivas.
 
Neste encontro a curadora Cristiana Tejo pensa a ideia de multiplicidade na produção de artes visuais. Para isso parte das seguintes questões.  No que diferimos das plantas quando pensamos em processos e ciclos? Por que os seres humanos se colocam como diferentes e hegemônicos diante de outros seres? Talvez essa colocação se faça diante de sua capacidade de alterar significativamente o seu meio a ponto de torná-lo inviável? Este encontro busca fabular o que seria a agrofloresta artística em contraponto ao mundo (da arte) colonialista.

Como desobedecer uma ordem das coisas que busca criar monoculturas homogêneas e dóceis e ainda jogar o jogo da arte? Mais do que trazer respostas, esta conversa busca incitar rumos comuns e novos mundos ainda porvir.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Claudinei Roberto da Silva

Claudinei Roberto da Silva

Educador, curador e artista visual. Curador, realizou, exposição Sidney Amaral: O banzo, o amor e a cozinha, Museu Afro Brasil, a 13ª Bienal Naïfs do Brasil, Sesc Piracicaba e Pretatitude. Insurgências, emergências e afirmações. Arte afro-brasileira contemporânea várias unidades do Sesc.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista, pesquisador e educador. Doutor em poéticas visuais pela Unicamp. É pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Cristiana Tejo

Cristiana Tejo

É doutora em Sociologia (UFPE). É co-gestora do projeto e espaço NowHere em Lisboa. É investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. É conselheira do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

14/12/2023 a 14/12/2023

Dias e Horários

Quinta, 10h às 13h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/11, até o dia 12/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsot Teams

Valores

Grátis