Curso Presencial
Água Escura: vozes de dentro do véu
Voltar para o início
Programa
Conversa sobre o livro Água Escura: vozes de dentro do véu, do sociólogo, escritor e ativista estadunidense W. E. B. Du Bois, publicado originalmente em 1920 e recém-publicado pela Editora Fósforo no Brasil. Nesta obra, Du Bois desconstrói a noção eurocêntrica e racializada dos seres humanos, promovendo uma ideia de humanidade radical que mais tarde o levaria a ser considerado o pai do pan-africanismo. Para abordar as diversas dimensões da segregação racial dos povos negros, o livro intercala ensaios, narrativas breves e poemas, apresentando uma estética modernista de vanguarda.
Solenes e até proféticos, os textos da coletânea tratam de assuntos históricos, mas também de agendas que, infelizmente, até hoje seguem prementes.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 17/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Matheus Gato
professor do Departamento de Sociologia do IFCH_Unicamp. Coordenador e pesquisador do Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Coordenador do Bitita: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH/UNICAMP). Autor do livro O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil (2020), prêmio ANPOCS de melhor obra científica em 2021 e finalista do prêmio Jabuti.
(Foto: Acervo Pessoal)
Fabiana Carneiro da Silva
neta de Amada e de Quitéria, filha de Lourdes, mãe de Imani e de Yeté. Tece um caminho que alinhava docência, pesquisa e ações artísticas no campo dos saberes contra-hegemônicos, a partir do eixo constituído por literatura, corpo e experiência comunitária. É pesquisadora de pós-doutorado no IFCH da Unicamp. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Professora adjunta no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/01/2026 a 29/01/2026
Dias e Horários
Dia 29/1, quinta, das 19h30 às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 17/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.