Curso Presencial
Além da psicologia indígena
Voltar para o início

Programa
O "conhecimento discursivo sobre a alma" não é exclusividade da cultura ocidental, muito menos dos tempos atuais. Todas as principais culturas conhecidas têm uma reflexão sobre o humano - o lugar do humano, a relação entre humanos e a relação entre os humanos e as coisas. Além da psicologia indígena: concepções mesoamericanas da subjetividade, de David Pavón-Cuéllar, é prova disso e também resposta a um desafio: tirar o indígena da posição de objeto de estudo para a de sujeito de sua história.
Se não é possível - ou desejável - que se abra mão da perspectiva teórica de origem europeia ao abordarmos outras subjetividades, é perfeitamente plausível abrir mão da sujeição a parâmetros que se querem universais, sem que o sejam, em benefício da escuta do que há de específico em cada indivíduo, respeitando o saber de sua cultura. Assim, conceitos como "horizontalidade", "vida", "morte", "intersubjetividade", "variabilidade" e "materialismo" são vistos aqui por um prisma inteiramente novo, contribuindo para que tenhamos uma psicologia sem engessamentos práticos ou teóricos, crítica aos valores hegemônicos.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

David Pavón-Cuéllar
Professor das Faculdades de Psicologia e de Filosofia da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, em Morelia, México. Seu trabalho acadêmico situa-se na intersecção entre a psicanálise lacaniana, a teoria marxista e a psicologia crítica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Anna Turriani
Doutoranda pelo Diversitas/USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos). Tem como foco de atuação a construção da memória coletiva através do corpo e do território e como áreas de pesquisa a psicanálise, a clínica política, o testemunho, a memória coletiva, as políticas públicas e as teorias decoloniais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
18/11/2023 a 18/11/2023
Dias e Horários
Sábado, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/0, até o dia 18/11.
Enquanto houver vagas.