Atividades

Uma discussão sobre o papel do consumo alimentar como processo comunicativo na convivência intercultural

Pesquisa em Foco
Alimentação, consumo, comunicação e identidade

Voltar para o início Alimentação, consumo, comunicação e identidade

Programa

O Brasil é um país em mobilidade: 15,8% da população do país não vive na unidade federativa em que nasceu. Na chegada a uma nova região, a alimentação, como elemento cultural e identitário cotidiano, pode funcionar para essas pessoas como ferramenta de reconhecimento, diferenciação e adaptação à nova realidade.

É possível acreditar que em um espaço de convivência e troca intercultural as pessoas se relacionem por meio da comida, e podem fazer uso do consumo alimentar, seja ele material ou simbólico, como um processo comunicativo com diferentes objetivos.

Baseado na tese de doutorado "A gente carrega a comida com a gente": Consumo alimentar como processo comunicativo na convivência intercultural, o curso foca na comunicação como um processo de produção e compartilhamento de sentidos entre sujeitos, no consumo como prática social, cultural e identitária, e na interdependência entre ambos a partir da alimentação.

A proposta é discutir o consumo alimentar, seja material ou simbólico, como um processo comunicativo no que se refere à identidade em uma situação de convivência intercultural.

Essa discussão contribui para o entendimento da construção da identidade em tempos de contato intercultural e intolerância, e pode abrir espaço para uma reflexão sobre a diferença de uma perspectiva não violenta, permitindo maior entendimento da diversidade a partir da convivência cotidiana.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Guilherme Jofili)

Palestrantes

Joana Pellerano

Joana Pellerano

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e em Comunicação e Gastronomia (Universitat de Vic). É professora e pesquisadora da área de alimentação, além de uma das autoras do site Comida na Cabeça.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Saberes e memória: cozinha italiana e construção identitária em São Paulo. (Tese de Doutorado em Antropologia Social). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo, 2009.
DOUGLAS, Mary. Implicit meanings: Essays in Anthropology. Londres: Routledge/Boston: Kegan Paul, 1975.
_________; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
FRANÇA, Vera R. Veiga. Práticas e consumo cultural: A comunicação como cruzamento de experiências. In: CASTRO, Gisela Grangeiro da Silva; BACCEGA, Maria Aparecida (orgs.). Comunicação e consumo nas culturas locais e global. São Paulo: ESPM, 2009, p. 318-337. Disponível em: <http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/_ebook_cults_loc_glob_0.pdf>.
CRAMER, Janet M.; GREENE, Carlnita P.; WALTERS, Lynn M. (eds). Food as communication/ Communication as food. Nova York: Peter Lang Publishing Inc., 2011.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.
PELLERANO, Joana A.. "A gente carrega a comida com a gente": Consumo alimentar como processo comunicativo na convivência intercultural do trabalho. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo.
POULAIN, Jean-Pierre. Sociologias da alimentação: Os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

Data

26/02/2019 a 26/02/2019

Dias e Horários

Terça, 14h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora