Atividades

Análise do campo do ensino médio brasileiro no Facebook através do fenômeno da sociabilidade em rede

Pesquisa em Foco
Análise das páginas de Facebook das Escolas Estaduais

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Programa

Com a motivação de expandir os modos de apropriação do espaço digital pelas ciências sociais aplicadas, a pesquisa dissertativa "O campo do ensino médio público brasileiro através das práticas de sociabilidade em rede: análise das páginas de Facebook das escolas estaduais", aponta uma abordagem aplicada de investigação científica do meio digital.

Utilizando o repertório conceitual metodológico de Pierre Bourdieu, e o atualizando a partir do contexto relacional da web contemporânea e a percepção dos objetos digitais, é indicado o estudo da identificação e descrição de práticas de sociabilidade em rede nas páginas de Facebook de escolas públicas brasileiras.

Aplicando as técnicas analíticas de descrição contextual dos dados, análise de redes sociais, análise de domínios e links e análise de correlação, foi possível traçar a descrição do contexto social do campo escolar presente no Facebook, bem como identificar práticas com características específicas da rede, como a prática de relevância, de difusão simbólica e de articulação do poder, constituindo alguns componentes das práticas de sociabilidade em rede das escolas.

Nesta apresentação, o pesquisador Luis Felipe Rosa de Oliveira debate sobre a articulação de métodos e técnicas analíticas dos espaços digitais, através de óticas sociais atualizadas às características atuais de sociabilidade dos agentes em rede, permitindo entender as plataformas on-line além de indicadores quantitativos, interpretando seus objetos digitais.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Dornicke - CC 3.0)

Palestrantes

Luis Felipe Rosa de Oliveira

Luis Felipe Rosa de Oliveira

Pesquisador em Ciência de Dados do Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P), bacharel em Gestão da Informação, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás, e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Bibliografia

OLIVEIRA, L.F. O campo do ensino médio público brasileiro através das práticas de sociabilidade em rede: análise das páginas de Facebook das escolas estaduais. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de comunicação e informação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, p. 151, 2019.
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WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social network analysis: methods and applications. Cambridge, Cambridge University Press, 1994.
Sem Foto de Rosto/Ilustrativas

Data

30/09/2019 a 30/09/2019

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

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