Curso Presencial
Ancestralidade e política na África contemporânea
Voltar para o início

Programa
A adaptação dos saberes ancestrais às novas realidades tem sido um elemento constante na África desde os primeiros contatos com o Ocidente. Isso resultou em teorias políticas que combinam a herança africana com ideias ocidentais.
A palestra analisará essa questão, especialmente a relação entre críticas à etnofilosofia e valorização da ancestralidade, e suas influências em ideologias como o socialismo africano de Senghor e o consciencismo de Kwame Nkrumah. O objetivo é examinar como o debate sobre ancestralidade impacta as lutas por independência política, econômica e identitária nos novos Estados africanos.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Mbaidiguim Djikoldigam
Nascido em N'Djamena, Chade, é doutorando em Filosofia na USP. Possui mestrado em Filosofia pela USP e graduação em Teologia pela PUC-SP, além de formação em Filosofia pelo seminário Saint Mbaga Tuzindé (Sarh).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/08/2025 a 12/08/2025
Dias e Horários
Terça, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 12/8.
Enquanto houver vagas.