Curso On-Line
"Aprender a brincar é aprender a viver": Como escutar as crianças negras?
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Programa
O minicurso pretende abordar, de modo resumido, os debates produzidos no âmbito da sociologia da infância sobre as crianças afro-brasileiras e o modo como vivem as suas infâncias, intencionando colaborar com a produção de pesquisas com crianças, nas escolas e em universidades.
Pensando em como podemos trazer para o centro do debate as contribuições infantis para enxergar o mundo, propomos então um debate sobre a sociologia da infância (FERREIRA, 2002; CORSARO, 2011) e suas relações com outros temas caros à infância africana e afro-brasileira, a saber, gênero (FINCO, 2010) raça (ABRAMOVICZ, OLIVEIRA, RODRIGUES, s/d; NUNES, 2017; SILVA, BOAVENTURA, 2004; CRUZ, RODRIGUES, 2014), corpo (BUSS-SIMÃO, 2010) e etnia (COHN, 2000; 2005) e deficiência (MELO, 2014).
O minicurso pretende assim destacar como a sociologia da infância pode nos ajudar a compreender a criança não como um ser em construção ou apenas com uma potência de futuro (vir-a-ser), mas alguém que pode falar sobre temas que são a elas importantes, devendo assim ter suas opiniões e considerados. Para além desse debate, importa também agregar a este tema as discussões pertinentes às questões de gênero, corpo, etnia, raça, classe e deficiência, já que estamos tratando de crianças que são atravessadas por diversos marcadores sociais da diferença, para além da idade, classificação esta, convém dizer, também adulta.
De algum modo, buscaremos também problematizar estes mesmos conceitos ao provocar a ideia de universalidade da infância ou criança presente em nossas concepções ocidentais urbanas, que por vezes se percebe como única.
A relação entre os temas do minicurso também será realizada a partir da apresentação de produções acadêmicas - dissertações e teses - que discutem a infância e os demais temas, na área da educação e da psicologia. Nestes momentos, também buscar-se-á incorporar os relatos de experiência da turma para organizar o trabalho, realizando conexões entre os textos e materiais apresentados e as falas provenientes do grupo presente ao minicurso.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/03, até a véspera do início da atividade, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Míghian Danae Ferreira Nunes
Professora da UNILAB. Graduação em Pedagogia pela UNEB, mestrado e doutorado em Educação pela FEUSP.
Sheila Perina de Souza
Doutoranda em Educação pela USP.
Data
26/04/2021 a 05/05/2021
Dias e Horários
Segundas e Quartas, 10h às 12h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 25/3
Vagas Limitadas.
Local
Em Casa