Atividades

A casa e a literatura partindo da experiência da escritora mulher

Cursos On-Line
Aqui são todes de casa

Voltar para o início Aqui são todes de casa

Programa

Pretende se debruçar sobre os pontos de contato entre a casa e a literatura partindo da experiência da escritora mulher, que historicamente se viu forçada a conciliar o seu trabalho artístico com as pressões do espaço doméstico.

Desse ponto de vista, a casa deixa de ser vista como confinamento e passa a ser uma possibilidade de observação interior e lugar de criação. Para isso, partiremos da obra e da vida de quatro autoras - Clarice Lispector, Virginia Woolf, Helena Morley e Carolina Maria de Jesus - para explorar relações entre a produção literária e o lar.

Aula 1. O que pode ser considerado literatura feminina (dentre outros termos) e seu impacto em uma realidade literária em que a maioria dos leitores é formada por mulheres, enquanto a maioria dos autores publicados é homem.

Aula 2. A produção literária de Clarice Lispector e Virginia Woolf.

Aula 3. A experiência de construção diarística de Helena Morley e Carolina Maria de Jesus.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 31/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ana Carolina Mesquita

Ana Carolina Mesquita

Tradutora e editora, é doutora em Teoria Literária pela USP. Foi pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York. Entre os autores que traduziu, destacam-se Joan Didion e Maya Angelou. É autora de Prato Feito: As Políticas do Governo e a Literatura Infantil Brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carolina Prospero Graziano

Carolina Prospero Graziano

Mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp, onde se especializou na obra de Clarice Lispector. É professora de língua portuguesa e literatura, coordenadora de grupos do Laboratório de Leitura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/09/2020 a 25/09/2020

Dias e Horários

Sextas, 10h às 12h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis