Atividades

Tomar o aquilombamento uma diretriz metodológica para formulação de estratégias antirracistas no SUS

Curso Presencial
AquilombaSUS: clínica, política e resistências antirracistas

Voltar para o início AquilombaSUS: clínica, política e resistências antirracistas

Programa

Tomar o aquilombamento uma diretriz metodológica para formulação de estratégias antirracistas no SUS (DAVID, 2018; DAVID, 2022), parte da compreensão de que é necessário pensar numa rede de atenção que seja ao mesmo tempo universal e com equidade racial, conforme, preconiza a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN (BRASIL, 2010). Partindo do pressuposto que o racismo estrutural produz iniquidades no acesso e cuidado no SUS, enfrentar o racismo é fundamental para a garantia do direito universal à saúde. Desse modo, aquilombar aponta para um modo de enfrentar o racismo, em que todos estejam incluídos (MOURA, 1989): pretos, pardos, brancos, indígenas, mulheres, homens, pessoas trans, pessoas cis, pessoas não binárias, etc.

O quilombo, como matriz civilizatória, nos indica que o antirracismo é condição para a experiência democrática (NASCIMENTO, 1980/2019), onde qualquer pessoa é bem-vinda. Pela perspectiva do aquilombamento o enfrentamento ao racismo é antes de tudo uma valorização das diferenças como motor de construção de coletivos e produzem a saúde como um bem comum (DAVID, 2018; DAVID, 2022), logo, o universal e o singular se encontram no enfrentamento as causas políticas das desigualdades sociais. As especificidades das populações e dos territórios são inseridas como elementos de enfrentamento ao racismo, onde o componente afrodiaspórico são construtos de uma nova agência promotora de equidade racial em saúde.  Logo, aquilombar o SUS significa humanizá-lo sobre a ótica de um processo decolonial e antirracista.

Para tanto, nos baseamos em discussões teóricas, mas também nas vivências de coletivos de trabalhadoras/es antirracistas do/no SUS. Nessa esteira, propomos um caminho coletivo de exploração de ferramentas sensíveis, imagéticas, político-afetivas e relacionais para esboçarmos formas de ampliar nossos modos de relação nas diferenças raciais, visando equidade em saúde.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Acervo Pessoal)

Palestrantes

Emiliano de Camargo David

Emiliano de Camargo David

Psicólogo e psicanalista, doutor e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização lato sensu em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É membro e docente do AMMA Psique e Negritude. Também é membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tadeu de Paula Souza

Tadeu de Paula Souza

Psicólogo graduado pela UFF, doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e da Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rachel Gouveia Passos

Rachel Gouveia Passos

Assistente social, professora da graduação e da pós-graduação em Serviço Social da UFRJ. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFF. Assessora Técnica Especializada do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde (DESME/SAES/MS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/09/2023 a 22/09/2023

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 22/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis