Atividades

Das altas rodas da malandragem ao high society, o espírito anárquico da artista que marcou o samba carioca.

Aracy de Almeida – não tem tradução

Voltar para o início Aracy de Almeida – não tem tradução

Programa

O livro “Aracy de Almeida – não tem tradução”, de Eduardo Logullo resgata a importância de uma das intérpretes relevantes na música popular brasileira. Nascida em 1914, Aracy estreou no rádio na década de 1930, pelas mãos de Noel Rosa. Foi a responsável pelo diálogo inovador entre as ruas, os botecos da Lapa e a música dos “sambeiros”. Seu legado musical é vasto: mais de 340 gravações. Nos anos 1970, Aracy migrou para a TV e ficou nacionalmente famosa como jurada de programas de calouros. A obra estrutura-se em coletânea de frases, entrevistas e depoimentos da cantora, trechos de entrevistas e programas de TV, além de depoimentos de dezenas de nomes da cultura brasileira, como Caetano Veloso, Jorge Mautner, Millor Fernandes, Gal Costa, Elis Regina, Elza Soares, Ary Barroso, Carmen Miranda, Mario de Andrade. Segue o espírito anárquico da homenageada, mostrando diferentes olhares, versões e visões da artista, de admiradores e parceiros. E registra o ‘dialeto’ da cantora, com citações da Bíblia, filósofos alemães, poetas simbolistas, palavrões e gírias. Nesse encontro o autor compartilha os detalhes da pesquisa que deu base à elaboração do livro.

 

Haverá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


(Foto ilustrativa: Divulgação/Editora Veneta)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Eduardo Logullo

Eduardo Logullo

Jornalista, escritor e roteirista de TV. É autor de “Meu Mundo Caiu – A Bossa e a Fossa de Maysa” (Novo Século, 2007), entre outros livros. Também pesquisa a música popular feita no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960, com ênfase nas influências da matriz africana na formação do cancioneiro admirado no mundo inteiro. (Foto: Eduardo Logullo)

Data

14/05/2015 a 14/05/2015

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora