Curso On-Line
Áreas Naturais Protegidas: A Natureza nas Infâncias (Módulo Virtual)
Voltar para o início

Programa
O Curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas chega a sua terceira edição em 2022.
Esta é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com a Universidade do Estado do Colorado (CSU) e que nesta edição conta com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, da Fundação Florestal e da Confederação Nacional das RPPNs.
O segundo ciclo, "Áreas Naturais Protegidas: A natureza nas infâncias", abordará o conceito de infância sobre variadas perspectivas e relacionará a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento individual e coletivo.
Entendendo os espaços naturais como lugares de elaboração de ideias, como fonte de repertórios variados que podem ser internalizados no cotidiano das diversas infâncias, conversaremos sobre espaços que facilitam experiências, sobre a gestão com foco no acolhimento e sobre o protagonismo das crianças na discussão destes temas.
O curso é livre, voltado para todas as pessoas interessadas em se aprofundar e trocar informações a respeito destes assuntos. O percurso de aprendizagem foi pensado de modo a estimular a participação ativa dos participantes, favorecendo o intercâmbio de saberes e experiências, de forma a possibilitar a reflexão e construção de soluções a partir das provocações e informações produzidas pelo curso.
Essa atividade faz parte da ação em rede Florestar: Áreas Verdes Educadoras, do Sesc São Paulo.
Cronograma:
6/10 - Do que estamos falando?
Com Marcia Gobbi e Maria Isabel Amando de Barros.
13/10 - Espaços facilitadores de experiências
Com Mônica Passarinho e Audrey Ramsey.
18/10 - Descobrir a natureza: o protagonismo das crianças
Com Catarina Lorenzo e Viviane Aparecida Rachid Garcia.
20/10 - A gestão dos espaços naturais para os diversos públicos
Com Sylvia Angelini e Diná Teresa Ramos.
Próximos encontros (inscrições em breve):
Ciclo III - 26 e 27/11/22 - Fazenda Serrinha
Saúde e natureza.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento
(Foto: Gustavo Faria)
Palestrantes

Maria Isabel Amando de Barros
Engenheira florestal e mestra em Conservação de Ecossistemas. É cofundadora da Outward Bound Brasil, organização voltada para a educação por meio da aventura ao ar livre. Desde 2015 é pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcia Gobbi
Doutora em Educação pela Unicamp. É docente da Faculdade de Educação da USP, atuando na graduação e pós. Pesquisa crianças e mulheres em luta por moradia e a criação de desenhos infantis como fontes documentais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mônica Passarinho
Bióloga pela UnB, permacultora, facilitadora de processos em grupo, educadora para sustentabilidade com foco em aprendizagens com a Natureza e processos participativos.
(Foto: Lico Queiroz)

Audrey Ramsey
Coordenadora de treinamento do Protected Management Center da Colorado State University (CSU). É formada em Ecoturismo pela Ferrum College e tem mestrado em Liderança em Conservação Global pela CSU.
(Foto: Acervo Pessoal)

Catarina Lorenzo
Ativista global e surfista. Já discursou na ONU junto com 15 crianças de todo mundo. Integra o coletivo S.O.S Vale Encantado, do Heirs to Our Oceans, foi uma Jovem Embaixadora Eco Women2020 e é uma High Seas Youth Ambassador.
(Foto: Acervo Pessoal)

Viviane Aparecida Rachid Garcia
Mestra pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente é educadora do Parque da Água Vermelha da SEMA/Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação não formal em áreas verdes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sylvia Angelini
Arquiteta e urbanista, com graduação e mestrado pela USP. Servidora pública na Prefeitura de Jundiaí desde 2004. Diretora de Urbanismo desde 2017, atuando na concepção e implementação da Política Pública da Criança na Cidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Diná Teresa Ramos
Educadora, graduada e mestra em Educação Física pela Unicamp, bambuzeira, permacultora, mãe, brincante e fundadora do Coletivo Parque de Bambu, onde atua na criação e gestão de projetos lúdicos.
(Foto: Elisa Volland)
Data
06/10/2022 a 20/10/2022
Dias e Horários
Terças e Quintas, 19h às 21h30.
Exceto dia 11/10.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 4/10.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom.