Curso On-Line
Áreas Naturais Protegidas: financiamentos e parcerias para a conservação
Voltar para o início

Programa
Em consonância com os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o quinto ciclo do Curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas ocorrerá em ambiente virtual, respeitando-se, assim, as recomendações de distanciamento social necessárias para o controle da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19).
Neste ciclo, gestores, estudantes e profissionais ligados à gestão de Áreas Naturais Protegidas serão provocados a refletirem sobre os aspectos econômicos envolvidos na conservação dessas áreas, sem que se percam de vista as dimensões social e ambiental, preservando-se, assim, o equilíbrio entre essas variáveis.
Estruturado em cinco encontros, serão debatidas estratégias e possibilidades de diálogos entre a economia e a conservação das Áreas Naturais Protegidas, novas perspectivas possíveis para um cenário pós-pandêmico, as ferramentas de parcerias e concessões que contribuem para o desenvolvimento estratégico dos territórios em que as áreas naturais protegidas estão inseridas, bem como os mecanismos de alinhamento entre o desenvolvimento social e a conservação da natureza.
Em um ambiente participativo, o público terá a oportunidade de discutir os temas emergentes, sanar dúvidas, apresentar as suas experiências e contribuir para o enriquecimento dos debates apresentados, fortalecendo, assim, os estudos e práticas associados à Gestão de Áreas Naturais Protegidas no Brasil.
Cronograma
Encontro 1 - 17/11 (terça-feira) | 18h
Painel: Economia e Conservação da Natureza: diálogos possíveis
Encontro 2 - 19/11 (quinta-feira) | 18h
Palestra: Desafios para a sustentabilidade econômica das Áreas Naturais Protegidas no contexto pós-pandemia
Encontro 3 - 24/11 (terça-feira) |18h
Painel: Parcerias, concessões e outras ferramentas de cessão de serviços em Áreas Naturais Protegidas
Encontro 4 - 26/11 (quinta-feira) | 18h
Painel: Conservação da natureza como estratégia de desenvolvimento social
Encontro 5 - 30/11 (segunda-feira) |18h
Painel de encerramento: Afinal, precisamos de Áreas Naturais Protegidas?
OBS: O curso é online e ao vivo. Não serão disponibilizadas gravações dos encontros.
O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/10, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaração.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Data
17/11/2020 a 30/11/2020
Dias e Horários
Segundas, Terças e Quintas, 18h às 20h30.
Exceto no dia 23/11.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 29/10
Local
Em Casa