Atividades

Uma leitura dialógica (de passagens) da história da arte

Curso On-Line
Arte contemporânea através da escrita de artistas

Voltar para o início Arte contemporânea através da escrita de artistas

Programa

Do Brasil e do mundo, entre manifestos e abordagens teóricas, o curso toma como ponto de partida historiográfico a passagem do moderno ao contemporâneo.

O curso apresenta passagens relevantes da história da arte desde os anos 1950: a formulação do neoconcreto brasileiro e do minimalismo; as estratégias experimentais; as práticas conceituais pelo mundo; os entendimentos de esfera pública; entre outros temas.

Tendo em vista a importância gradativa da escrita e reflexão dos artistas desde meados do século XX, o curso propõe uma leitura crítica da história da arte recente a partir de uma seleção de textos de artistas, manifestos e reflexões deflagradores do debate público no circuito da arte.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/01, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Diego Matos

Diego Matos

Pesquisador, professor e curador. Doutor pela FAU/USP. Organizou com Guilherme Wisnik o livro "Cildo: estudos, espaços, tempo" (Ubu Editora, 2017). Ao lado de Julia Rebouças, foi curador da exposição "Entrevendo", uma mostra histórica e antológica de Cildo Meireles (Sesc Pompeia, 2019/2020).
(Foto: Everton Ballardin)

Bibliografia

AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1950-1962). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/ São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.
BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Contracapa; Rios Ambiciosos, 2001.
BRITO, Ronaldo; VENÂNCIO FILHO, Paulo. O moderno e o contemporâneo (o novo e o outro novo) / Lugar Nenhum: o meio de arte no Brasil (Arte Brasileira Contemporânea - Caderno de textos 1). Rio de Janeiro: FUNAR TE, 1980.
FERREIRA, Glória. (org.). Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
FERREIRA, Glória.; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de artistas - Anos 60/70. São Paulo: Jorge Zahar, 2006.
JUDD, Donald. Complete Writings (1959 - 1975). Nova York: New York University Press, 2005. OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto (Seleção de textos - Luciano Figueiredo, Lygia Pape,
Waly Salomão). Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
SERRA, Richard. Writings/ Interviews. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
STILES, Kristine; SELZ, Peter. Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artist's Writings. Berkley/ Los Angeles: University of California Press, 2012.
Malasartes. Rio de Janeiro, n.1, set., out., nov. 1975. Malasartes, Rio de Janeiro, No. 2, dez., jan., fev. 1976. Malasartes, Rio de Janeiro, n. 3, abr., mai., jun. 1976.

Data

24/02/2021 a 31/03/2021

Dias e Horários

Quartas, 9h30 às 12h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 28/1

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

R$ 21,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 35,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 70,00 - inteira