Curso Presencial
Arte "culta", arte "popular" e experiência social
Voltar para o início

Programa
A palestra propõe discutir e problematizar as fronteiras entre a chamada "arte culta" e aquela conhecida por "arte popular", investigando as inter-relações desses "tipos" artísticos a partir das reflexões do crítico de arte brasileiro Mário Pedrosa (1900-1981).
Seus estudos contestam noções artísticas convencionais e não estereotipam o trabalho da arte, convencionalmente valorizado segundo o prestígio consolidado de sua linhagem estética e mercadológica.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Venice Biennale 2013 - Arthur Bispo do Rosário - Commons Wikimedia.org - CC BY-SA 3.0)
Palestrantes

Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na UNIFESP. É crítico de arte afiliado à ABCA e autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/10/2025 a 29/10/2025
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 29/10.
Enquanto houver vagas.