Arte/educação e mediação
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Programa
A arte tem enorme importância na mediação entre os seres humanos e o mundo, principalmente na confluência com a educação: arte/educação como a mediação entre a arte e o público. O lugar experimental dessa mediação é o museu. Museus são laboratórios de arte. Tão fundamentais para a aprendizagem da arte como os laboratórios de química o são para a aprendizagem de Química. Compete aos educadores, que levam seus alunos aos museus, estender em oficinas, ateliês e salas de aula o que foi aprendido e apreendido no museu.
Frequentemente, nos museus, deparamo-nos com situações que “desempoderam” os arte educadores para privilegiar curadores e críticos.
No Museu de Arte Contemporânea foi sistematizada a proposta Triangular, que modificou o ensino da arte nas escolas de ensino fundamental e ensino médio no Brasil, ao introduzir o conhecimento da arte ao lado da prática com os meios artísticos. A Proposta Triangular salientou a importância da interpretação da arte e as vantagens de ver e analisar as obras ao vivo.
Os museus, lugares da prática da leitura da obra de arte, passaram a ser mais procurados por professores e seus alunos. À medida que a Abordagem Triangular foi sendo difundida e, posteriormente, quando seus princípios foram integrados, como agenda escondida, aos Parâmentros Cirriculares determinados pelo MEC (1996 – 1997), a procura dos professores por cursos e visitas a museus foram intensificadas.
A partir da década de 1990, por esses motivos ou por maior desenvolvimento da consciência social, muitos museus criaram setores educacionais. A atenção dada à educação nos museus aumentou quando as megaexposições permitiram descobrir que as escolas são o público mais numeroso nesses eventos e, portanto, inflam as estatísticas e ajudam a mostrar o grande número de visitantes aos patrocinadores.
No contexto da mediação social, os museus têm muito a contribuir e muitos já o estão fazendo. Acreditamos que a atuação dos museus e centros culturais na educação em geral e na educação popular será cada vez maior e mais profissionalizada.
Precisamos de pesquisas que avaliem os melhores procedimentos para atingir os objetivos educacionais de hoje, que se concentram principalmente na flexibilidade de pensar e agir, na capacidade de elaborar em direção à melhor qualidade de vida no planeta e no aprender a aprender.
(Foto: Dani Ribas)
Palestrantes

Ana Mae Barbosa
Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e no mestrado/ doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society of Education through Art, da ANPAP-Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Publicou 23 livros sobre Arte e Arte/ Educação. Recebeu vários prêmios, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004) e o Prêmio Internacional Herbert Read.
(Foto: Acervo Pesoal)
Bibliografia
BARBOSA Ana Mae; COUTINHO , Rejane; SALES, Heloisa Margarido . Mediação Cultural e Social . SP : Ed UNESP, 2008.
Es Baluard Museu d'Art Modern . Practiques Dialogiques . Palma de Mallorca: Fundacion Es Baluard, 2008.
DARRAS, Bernard . Études Culturelles /Cultural Studies Paris:L'Harmattan, 2007.
CENTRE POMPIDOU . Evaluating the impact of Arts and Cultural Education .Paris, 2008.
HUERTA, Ricard. Maestros y museos . Valencia: Universitat de Valência , 2010.
Data
11/12/2013 a 11/12/2013
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
Local
Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP
Valores
R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 12,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira