Arte moderna: memória em disputa
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O curso apresenta e discute quatro momentos da história da arte, refletindo sobre as relações entre produção artística e engajamento político ao considerar uma tradição visual que privilegia a representação dos excluídos nos processos de modernização vivenciados por grandes metrópoles europeias. No percurso, consideraremos as produções cubistas e "pós-cubistas" de Pablo Picasso, as obras abstratas de Kazimir Malevitch e Piet Mondrian e de artistas surrealistas para, a partir das análises de seus contextos sócio-históricos de produção, verificar como estes artistas articulam pontos de contato entre matérias artísticas e históricas, construindo pontos de contato entre ambas.
06/04 - As variações do cubismo
Apresentaremos as noções essenciais deste movimento artístico e refletiremos sobre o papel que seu maior expoente, Pablo Picasso (1881-1973), desempenhou como artista de vanguarda, avaliando o ajuste de contas que fez com a tradição precedente.
13/04 - O retorno à ordem: caos e classicismo no Picasso "pós-cubista"
13/04 - O retorno à ordem: caos e classicismo no Picasso "pós-cubista"
Os "excessos das vanguardas" (Cubismo e Futurismo) e sua "ordem anárquica" é substituído na arte do entre-guerras pelo que Jean Cocteau descreveu como "disciplina de liberdade". Problematizaremos a produção artística do período, confrontando-a com a obra do Picasso "pós-cubista".
20/04 - A abstração absoluta e a radicalização da visão
Consideraremos os significados correntes do termo "abstração" e suas consequências para o estudo do período. Em seguida, examinaremos as produções de Kazimir Malevitch (1879-1935) e Piet Mondrian (1872-1944), exemplares da dissolução da figuração naturalista e do pensamento que a acompanha.
27/04 - O surrealismo e a vertigem dos códigos estéticos
Como resumo das questões abordadas no curso, discutiremos uma "ideia-conceito" fundamental para a produção artística do século XX: a composição múltipla do olho humano como instrumento de cognição artística, social e histórica a partir da produção surrealista do pintor belga René Magritte (1898 - 1967).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
foto: Nicho Design, Violin and Grapes [1912]. CCSA 2.0
foto: Nicho Design, Violin and Grapes [1912]. CCSA 2.0
Palestrantes
Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
06/04/2016 a 27/04/2016
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira