Curso On-Line
Arte na diáspora japonesa: entrelaçamentos hemisféricos
Voltar para o início

Programa
O curso propõe um olhar sobre a produção de artistas de diferentes gerações, da década de 1930 até hoje, com foco na relação entre suas práticas e contextos sociais, culturais e políticos.
Obras e trajetórias de artistas como Tomoo Handa, Manabu Mabe, Ruth Asawa, Isamu Noguchi, Tomie Ohtake, Mario Ishikawa, Lydia Okumura, Roberto Okinaka, Shima e Caroline Ricca Lee serão discutidas a partir de uma abordagem transnacional.
Organizado de forma cronológica, o curso abordará estas produções e suas formas de engajamento com questões de identidade, coletivismo, memória, linguagem e espiritualidade tendo em vista processos históricos de racialização inerentes aos discursos e práticas do orientalismo hemisférico e às dinâmicas da abjeção nacional.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/03, até a véspera do início da atividade, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Yudi Raphael
Pesquisador e curador. Mestre em culturas latino-americanas e ibéricas pela Columbia University. Foi curador de O curso do sol (Gomide&Co, 2023), curador adjunto de A parábola do Progresso (Sesc Pompeia, 2022), e é co-curador da retrospectiva Chen Kong Fang – O refúgio, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake. É coordenador do programa Perspectivas transoceânicas, na Almeida & Dale, pelo qual realiza exposições anuais dedicadas à investigação de práticas artísticas na diáspora asiática.(Foto: Mimian Hsu)
Data
13/04/2021 a 27/04/2021
Dias e Horários
Terças, 14h às 17h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 25/3
Vagas Limitadas.
Local
Em Casa