Curso Presencial
Arte urbana: potencialidades
Voltar para o início

Programa
O seminário Arte urbana: potencialidades, proposto pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, almeja abordar as artes de rua sob diversos ângulos complementares: o da sociologia da cultura e o dos estudos literários, em conexão com o memorialismo e o da produção editorial.
Tencionam-se apreender vivências pessoais e profissionais de artistas, como também suas percepções acerca da realidade brasileira e universal. Cabe avaliar em que medida o trabalho da memória deságua transfigurada (ou não) nas obras de criação, exibidas em território público, as ruas.
A arte feita na rua radica-se, comumente, em ações combativas, colocando na ordem do dia questões sociais, raciais e de gênero, demandando um olhar mais apurado sobre o modo como as suas figurações ou abstrações artísticas contam histórias (quais enredos? de que maneira? com que objetivo?).
Quatro artistas nascidos no estado de São Paulo, atuantes no Brasil e no exterior, reconhecidos por seus grafites, estênceis, murais e outras produções plásticas -- Claudio Ethos, Dedé Tolaini, Mag Magrela, Thiago Gomes --, contribuem para o desenvolvimento do debate em torno da sociabilidade e da solidariedade no âmbito cultural, tanto quanto, em oficinas, partilham suas técnicas, processos e ideários de criação com o público interessado em arte e em vivência artística coletiva, no trânsito entre a arte de rua e a produção editorial. A arte urbana pode ser vista, neste projeto, como matriz criadora, concretizando-se em diversas experiências artísticas.
Organizadores: Maurício Trindade da Silva e Marcos Antonio de Moraes.
Primeiro dia: mesa-redonda. Artistas e organizadores. Em pauta, a autobiografia como experiência estética na arte de rua (memorialismo e criação artística); as poéticas (narratividade, lirismo e dramaturgia) nas modelagens criativas da arte urbana; a sociabilidade artística como fundamento nas intervenções urbanas (prosopografias); a arte das ruas para os livros. Quarta, 7/5, das 15h às 17h.
Segundo dia: oficina no baixio do viaduto Doutor Plínio de Queiroz (praça 14 Bis). Sexta, 9/5, das 15h às 18h.
Terceiro dia: oficina no mesmo local. Quarta, 14/5, das 15h às 18h.
Quarto dia: oficina no mesmo local e conversa de encerramento com os artistas e os organizadores, sobre percursos artísticos, convivialidade, partilhas formadoras: a arte de rua e o direito à cidade. Sexta, 16/5, das 15h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Mag Magrela
Artista visual. Maneja diversas técnicas e linguagens (desenho, escultura, bordado etc.), é poeta e cantora, e promove marcantes intervenções estéticas urbanas, colocando em debate pautas e lutas feministas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Antônio de Moraes
Professor de literatura brasileira no IEB-USP, dedica-se ao estudo do memorialismo literário. Publicou, entre outros livros, Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira (Prêmio Jabuti, 2000) e Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas, 1924-1944 (Prêmio Jabuti, 2010).
(Foto: Alexandre Bastos)

Mauricio Trindade da Silva
Sociólogo, doutor em Sociologia pela USP e gerente-adjunto do CPF. Publicou, entre outros trabalhos, "Mário de Andrade, epicentro: sociabilidade e correspondência no Grupo dos Cinco" (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)

Andréa Tolaini
Dedé), artista visual formada pela Escola Panamericana de Arte, SP. Suas ilustrações e murais, de colorido intenso e forte simbolismo, laboram densos sentidos identitários de potência coletivizadora.

Claudio Ethos
Artista visual de vocação muralística. Elabora vigorosas figurações humanas que iluminam os complexos meandros da psique, valendo-se igualmente de apuradas tendências abstracionistas e surrealistas.

Thiago Goms
Artista visual de amplos interesses estéticos, como a tatuagem, e DJ. Vem moldando um singular universo pictórico com figurações híbridas (em particular homens-felinos), suscitando reflexões sobre as novas epistemologias contemporâneas.
Data
07/05/2025 a 16/05/2025
Dias e Horários
7/5, quarta, 15h às 17h.
9, 14 e 16/5, quarta e sextas, 15h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 7/5.
Enquanto houver vagas.