Curso Presencial
Artes do Não
Voltar para o início

Programa
Seria evidente de que modo como a arte é política ou como a arte deve ser política?
É preciso que tenhamos formas claras e únicas, ou nossas pautas poderiam se apresentar para além de uma única mensagem?
Ou ainda, será que ao abrirmos e aprofundarmos cada vez mais a intersecção entre ativismo, política e linguagens artísticas possamos dar mais mobilidade a determinadas pautas?
Da violência à ausência, dos movimentos sociais à ação perplexa, do corpo grotesco ao desaparecimento do corpo, das representações do mal à subjugação, esse curso aborda aquilo que os ministrantes chamam de "artes do não", entendidas como trabalhos que optam por se instalarem num terreno movediço entre a realidade e o imaginado, tornando-se indícios de possibilidade de uma outra ordem social possível.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Renan Marcondes
Artista e pesquisador de arte contemporânea, a partir de suas articulações com dança e teatro e das suas fricções com a noção de presença em um momento histórico de pulsão pela visibilidade. É doutor em Artes da cena pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na Justus Liebig Universität Gießen. Bacharel e mestre em Artes Visuais, com especialização em História da Arte. Dirige, desde 2015, o polo de produção em dança Pérfida Iguana.
(Foto: Felipe Perazollo)

Artur Kon
Artista de teatro e pesquisador. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, onde fundou a Cia de Teatro Acidental, na qual trabalha até hoje como ator e dramaturgo (seus textos foram publicados no livro "Trilogia dos Afetos Políticos", Ed. Javali, 2022). Mestre e doutor em Filosofia pela USP; a dissertação Da teatrocracia: estética e política do teatro paulistano contemporâneo foi publicada em livro pela Annablume (2017). A tese defendida em 2021 investiga a obra teatral de Elfriede Jelinek; um volume com traduções inéditas das peças dela está no prelo. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na ECA-USP.
(Foto: Caca Bernades)

Juliana Froehlich
Psicóloga, psicanalista, professora e pesquisadora. Doutora em Cinema pela University of Antwerp na Bélgica, onde foi bolsista da CAPES (2018). Publicou sobre métodos de pesquisa em arte contemporânea e as relações entre artes visuais e cinema. Atualmente pesquisa teorias do grotesco entre cinema e artes visuais. É professora palestrante no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, oferece cursos livres sobre temáticas de pesquisa já desenvolvidas e atua como psicóloga e psicanalista em consultório particular. É mestre em Estética e História da Arte pela USP (2013) e psicóloga formada pela USP (2010).
(Foto: Flavia Vigna)

Ruy Luduvice
Professor universitário, crítico de arte e curador. É doutor (2022), mestre (2013) e bacharel (2009) em Filosofia pela USP (com intercâmbio na Université Paris Nanterre) estudando as obras da artista Louise Bourgeois e do filósofo Georges Bataille. Desenvolve pesquisas sobre Estética e História da Arte entre o final do século XIX e o pós-guerra europeu; e pelas relações entre ética, estética e artes na contemporaneidade. Organizou as mostras Mariana Porto: Embigo (Atelier 284, 2022) e Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes (Casa de Cultura do Parque, 2021), entre outras.
(Foto: Thaisa Burani)
Data
09/02/2023 a 30/03/2023
Dias e Horários
Quintas, 14h às 16h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 7/2.
Enquanto houver vagas.