Artes Negras: interpretações ao Sul de fazeres e saberes do continente africano
Voltar para o inícioPrograma
Serão abordados fazeres ancorados em saberes ancestrais de um certo sul hemisférico, que transitam hoje em mais de uma direção geográfica. São fazeres artísticos, linguísticos e performáticos, cuja interrelação entre produção de conhecimento, culturas e cosmologias é intrínseca, sem a disjunção que tudo compartimenta, como a operada de perspectiva ocidental.
O objetivo do curso é propiciar espaço para circulação, troca e vivência de poéticas outras, a partir de culturas, línguas e cosmologias de sul hemisférico e cultural, deslocando pensamento hegemônico em corpos e mentes socializados a partir de padrão ocidental que privilegia letramento à oralidade; neutralização dos sentidos à corporeidade e sensorialidade.
Com vivência corpóreo-sensorial conduzida por Luciane Ramos.
Essa atividade faz parte da Ação em Rede Tecnologias Negras, ao longo do mês de outubro, com atividades em artes visuais e tecnologias e artes conduzidas por pessoas negras, que valorizem o protagonismo da pessoa negra e deem visibilidade para a relação dos artistas, cientistas, criadores, mestres populares e pesquisadores negros e negras com as tecnologias.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Marcelo D'Salete)
Palestrantes
Liliane Braga
Pensadora do campo dos Estudos Culturais. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP, onde integra o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO).
(Foto: Cinthya Ribeiro)
Tiganá Santana
Compositor, cantor, instrumentista e poeta soteropolitano com trânsito por culturas de África, Europa e Ásia. É doutor pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo e possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia.
(Foto: José de Holanda)
Luciane Ramos-Silva
Artista da dança, antropóloga, mediadora cultural e curadora independente. É doutora em Artes da Cena, mestre em antropologia pela Unicamp e especialista em diáspora africana pelo David C. Driskell Center for the Study of Visual Arts and Culture of African Americans and the African Diaspora, da Universidade de Maryland. Suas atuações englobam pesquisa na África do Oeste e espaços diaspóricos das Américas. Compõe a Anikaya Dance Theater, companhia de dança sediada em Boston, composta por artistas dos cinco continentes.
(Foto: Paulo Pereira)
Data
07/10/2019 a 09/10/2019
Dias e Horários
Segunda a Quarta, 15h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.