Atividades

Thaís Matarazzo fala de sua pesquisa no universo da música popular e lança seu livro homônimo

Artistas negros da música popular e do rádio

Voltar para o início Artistas negros da música popular e do rádio

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A palestra é calcada no conteúdo da obra "Artistas Negros da Música Popular e do Rádio" de Thais Matarazzo, são apresentadas as trajetórias artísticas de quatro cantores/compositores negros: Henricão (1908-1984), Vassourinha (1923-1942), Risadinha (1921-1976) e Chocolate (191-1989).

Todos nascidos em São Paulo e que ganharam o Brasil através das ondas mágicas do rádio. Ainda baseado em um capítulo anexo do livro, a palestra abordará curiosidades sobre quatro figuras pioneiras do Carnaval e do samba da Pauliceia: Dionízio Barbosa, Dª. Sinhá, Argentino Celso Wanderley e Elpídio de Faria, todos membros de pequenas associações carnavalescas surgidas entre as décadas de 1910 a 1930.

Com destaque para o Grupo Carnavalesco Barra Funda, mais conhecido como "Camisa Verde", que completou seu centenário em 2014. São, sem qualquer discussão, figuras das mais impressionantes da música popular brasileira de todos os tempos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Thais Matarazzo

Thais Matarazzo

Paulistana, jornalista, escritora, editora e pesquisadora cultural. Tem 14 livros solos, sendo nove dedicados ao resgate histórico da música popular brasileira e do rádio.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/11/2016 a 09/11/2016

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora