As Aves na Ilustração Científica - Uma Introdução ao Lápis de Cor
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Programa
A ilustração científica (IC) é muito utilizada dentro do mundo das ciências naturais, pois os desenhos são essenciais para apontar, por exemplo, caracteres diagnósticos que diferenciam um grupo taxonômico de outro. Um desenho produzido com base nos preceitos da IC é uma obra de arte que carrega não só o valor artístico em si, mas também um alto valor científico associado.
Portanto, unindo observação cuidadosa, conhecimentos científicos e habilidades técnica e estética, a IC tem como principais funções a comunicação e a precisão da informação.
Hoje em dia, a possibilidade de se identificar uma espécie a partir de uma ilustração atrai os olhos não somente de pesquisadores, mas também do público em geral. Com a biodiversidade global sofrendo diversas quedas nas últimas décadas, chamar a atenção das pessoas por meio de uma ilustração que reflita a essência de uma espécie inteira é algo muito importante.
As aves são um dos grupos biológicos mais estudados no meio científico, seja pela sua beleza, sua ecologia ou pela sua interessante posição na escala evolutiva. Quando um texto acadêmico apresenta uma IC representativa da espécie, isto traz muito valor à informação que está sendo transmitida ao público.
Neste curso de 12,5h veremos a base da IC, assim como exemplos de técnicas e aplicações. Em especial focaremos na técnica de lápis de cor para a representação de aves.
O curso também abordará o estudo de luz, sombra, forma, proporção e perspectiva do modelo biológico.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Paulo Presti
Formou-se em biologia pela USP, espaço onde foi cofundador do Núcleo de Ilustração Científica em 2012. Trabalha com ilustração científica desde 2011 e é especialista em ilustrações com grafite, pontilhismo, aquarela e lápis de cor. Desde 2014 vem ministrando cursos sobre ilustração científica.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ARAÚJO, D.C. 2000. Os vasos comunicantes: usos do desenho instrumental na história natural. Dissertação de mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo.
HODGES, E.R.S., ISHAM, L.B., JESSUP, M.E., LEWIS, G.R. 1989. The guild handbook of scientific illustration. Van Nostrand Reinhold. New York.
PAPP, C.S., BROWN, W.M.C. 1968. Scientific illustration: Theory and practice. Company Publishers. Duboque.
RIBEIRO, M. C. et al. The Brazilian Atlantic Forest: How much is left, and how is the remaining forest distributed? Implications for conservation. Biological Conservation, v. 142, n. 6, p. 1141-1153, 2009/06/01/ 2009.
SICK, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira. 912 p.
Material
Lista de Materiais:
- Caixa de lápis de cor não aquarelável (sugestões: 48 cores da Faber-Castell;
24 cores da Giotto ou 36 cores da Multicolor)
- Lápis HB ou B (sugestões de marcas: Faber-Castell 9000, Cretacolor Austria, Koh-i-Noor, Staedtler)
- Estilete
- Borracha macia (dust-free)
- Borracha Mono Tombow (opcional)
- Limpa-tipos (opcional)
Data
07/08/2018 a 04/09/2018
Dias e Horários
Terças, 14h às 16h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.