Atividades

A canção como ferramenta de artivismo e transformação

Em Debate - Meio ambiente, clima e cultura
As canções ativistas de Carlos Rennó

Voltar para o início As canções ativistas de Carlos Rennó

Programa

O letrista Carlos Rennó criou ao longo dos últimos vinte anos um conjunto de letras, não raro extensas, atreladas às grandes causas planetárias, sobretudo as socioambientais, mas também de direitos humanos, e que vêm a configurar a parte mais significativa da sua produção artística, as suas "canções militantes" (uma alusão à última poesia do poeta russo Maiakóvski, "A plenos pulmões").

Muitas delas serviram e servem a campanhas de ONGs importantes e foram gravadas por grandes elencos que reuniram quase uma centena dos mais significativos intérpretes da música popular brasileira nos tempos atuais.

São os casos de "Canção pra Amazônia" (parceria com Nando Reis), "Defaunação" (com Péricles Cavalcanti), "Manifestação" (com Russo Passapusso, Rincón Sapiência e Xuxa Levy), "Demarcação Já", "Reis do Agronegócio" e "As Cotas" (com Chico César), "O Relógio do Juízo Final" (com Rodrigo Quintela e Makely Ka), além das mais recentes "Não Mais Poços de Petróleo" (com Frejat) e da trilogia "O Que Será do Cerrado" (duas parcerias com César Lacerda e uma com Saulo Fernandes), que dá prosseguimento à série em defesa dos biomas brasileiros iniciada com "Canção pra Amazônia" (com Nando Reis) e "Oh, Pantanal" (com Guilherme Rondon e Tetê Espíndola).

Na palestra, Rennó discorre sobre os elementos conteudísticos e linguísticos envolvidos nessa produção, nas motivações nela implicadas ¿ uma produção que, apesar do anseio de comunicabilidade, prima por não fazer concessões nos aspectos formais e estilísticos. Ao todo, e até o presente momento, são mais de trinta obras dedicadas a temas políticos e humanitários, sobretudo socioambientalistas, expressando a consciência da emergência climática e ecológica planetária, ambiental e civilizacional, além de questões como o racismo e a desigualdade social.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Paula Marina)

Palestrantes

Ellen Oléria

Ellen Oléria

Cantora e compositora. Formada em Artes Cênicas pela UnB.
(Foto: Camila Svenson)

Carlos Rennó

Carlos Rennó

Letrista e produtor artístico, com canções em parceria com e gravadas por nomes dos mais importantes da MPB. Dentro da vanguarda paulistana na década de 1980, compôs com Tetê Espíndola e Arrigo Barnabé. Sua "Escrito nas Estrelas" venceu festival da Globo em 1985 e "Todas Elas Juntas Num Só Ser" (com Lenine) ganhou o Prêmio de Canção do Ano da Música Brasileira em 2005. Sua versão "Façamos" - de "Let´s Do It", de Cole Porter - foi sucesso com Elza Soares e Chico Buarque. No século XXI tem criado canções social-ambientalmente engajadas (como "Canção pra Amazônia", com Nando Reis), gravadas por dezenas de artistas renomados. É organizador do livro "Gilberto Gil: Todas as Letras.(Foto: Paula Marina)

César Lacerda

César Lacerda

Cantor, compositor e multi-instumentista. Iniciou seus estudos musicais ainda pequeno, na escola fundada por sua mãe. Mudou-se para Belo Horizonte na adolescência, onde frequentou a Escola de Música da UFMG. Radicou-se no Rio de Janeiro, a partir de 2006, ingressando na Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Em 2015, mudou-se para São Paulo. Compôs com Rennó duas canções da recente Trilogia do Cerrado.
(Foto: Lou Alves)

Data

29/08/2025 a 29/08/2025

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 29/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Inscreva-se agora