Curso Presencial
As histórias do Brasil que a comida conta
Voltar para o início
Programa
A comida é muito mais do que uma necessidade básica; ela é uma expressão cultural que transcende a nutrição e revela histórias, identidades e tradições. As Histórias do Brasil que a comida conta nos convida a explorar a cultura que a comida revela na literatura, telenovelas, filmes e séries brasileiras.
Este projeto, conduzido por Cíntia Marcucci, Denise Godinho e Joana Pellerano, destaca como a gastronomia é uma poderosa ferramenta narrativa.
Desde a construção de personagens memoráveis na literatura até as cenas icônicas das telenovelas e a importante presença em filmes e séries, a comida na cultura pop nos ajuda a entender melhor nossa própria história e identidade.
Encontro 1 (13/11): As histórias do Brasil que a comida conta na literatura
Este encontro irá abordar como a comida aparece em clássicos e nem tão clássicos da literatura nacional, destacando sua importância na trajetória de personagens, conflitos e relações.
Com Denise Godinho.
Encontro 2 (27/11): As histórias do Brasil que a comida conta na telenovela
A proposta deste encontro é explorar a presença da comida nas telenovelas brasileiras, mostrando como cenas envolvendo comida são fundamentais para a construção de personagens e tramas no imaginário popular brasileiro.
Com Cíntia Marcucci.
Encontro 3 (04/12): As histórias do Brasil que a comida conta nos filmes e séries
Neste encontro a palestrante analisa filmes e séries brasileiros ou sobre o Brasil onde a comida tem papel de destaque e outros em que sua importância pode não ser percebida de imediato.
Com Joana Pellerano.
Encontro 4 (11/12): Bate-papo e síntese dos encontros
As palestrantes fazem um apanhado geral dos encontros anteriores e coordenam um bate-papo interativo com o público.
Com Cíntia Marcucci, Denise Godinho e Joana Pellerano.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Joana Pellerano)
Palestrantes
Joana Pellerano
Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e em Comunicação e Gastronomia (Universitat de Vic), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFES). É professora e pesquisadora da área de alimentação, além de co-autora do site de divulgação científica Comida na Cabeça.
(Foto: Acervo pessoal)
Denise Godinho
Jornalista, roteirista, contadora de histórias e apaixonada por literatura. Autora do blog Capitu Vem para o Jantar, que virou livro lançado pela Editora Verus em 2016 e conteúdo digital nas redes sociais. Para ela, a literatura é um convite para conhecer novas pessoas, novas culturas, momentos históricos e contextos sociais diferentes. Os livros também podem esconder receitas deliciosas que muitas vezes estão ali para mais do que apenas alimentar um personagem.
(Foto: Acervo Pessoal)
Cíntia Marcucci
Jornalista e especialista em História e Cultura da Gastronomia. Pesquisa de forma independente a representação da comida e da cultura alimentar nas telenovelas brasileiras e divulga esse trabalho no perfil de Instagram Comida na Novela (@comidanovela). A comida nas cenas do mais popular e bem-sucedido produto audiovisual nacional diz muito sobre a cultura e a realidade brasileiras, fazendo das novelas um importante registro histórico e fonte de pesquisa sobre o tema.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/11/2025 a 11/12/2025
Dias e Horários
Quintas, 15h às 17h30.
Exceto dia 20/11.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 13/11.
Enquanto houver vagas.