Atividades

O circo e as performances aéreas

Curso On-Line
As performances circenses e o paradoxo do risco e da dor

Voltar para o início As performances circenses e o paradoxo do risco e da dor

Programa

A palestra aborda a relação entre risco e dor na construção e vivência das performances circenses. O circo, uma performance cultural que possui o risco como gerenciador principal das ações, exige dos artistas um intenso processo de treino para seu domínio, em que a dor se faz presente. Essa relação entre risco e dor na construção, exibição e recepção de números e espetáculos circenses está fortemente imbricada na noção de simulação do risco e da dissimulação da dor.  

 

Para chegar a esse paradoxo, é necessário percorrer um caminho interdisciplinar que nos leva à noção de como a sensorialidade rege e reage ao mundo do risco e da dor como fenômenos socioculturais. Assim, nas performances circenses, por meio de ferramentas de conexão empática como os neurônios-espelho, o público não apenas observa, mas também sente a tensão apresentada no picadeiro, compartilhando a experiência encenada pelo artista, sendo a performance circense também uma oportunidade de conhecimento do ser no outro. 



As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias


O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br 



Foto: Marilia Leles

Palestrantes

Marilia Leles

Marilia Leles

mestra em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atualmente realiza o doutorado, sendo o circo seu principal campo investigativo. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Goiânia, artista circense e coordenadora pedagógica do Circo Laheto. Integra os grupos de pesquisa MÁSKARA, GEPEMM (UFG) e LAPELEC (Universidade Estadual de Goiás-UEG). Foto:Iasmim Kudo

Data

23/02/2026 a 23/03/2026

Dias e Horários

Dia 23/2, segunda,
Das 15h às 17h

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora