Aspectos introdutórios em ontologia informacional
Voltar para o início
Programa
Ontologias são consideradas mecanismos poderosos para a comunicação entre humanos e máquinas e constituem um meio consistente de inter-relacionar sistemas no contexto da Web Semântica. Até recentemente, antes do potencial de tratamento informacional imposto e requerido no cenário da Web Semântica, as atividades dos profissionais da informação se restringiam ao desenvolvimento de ferramentas semânticas capazes de representar um dado domí¬nio de conhecimento (através de linguagens documentárias como tesauros, taxonomia e esquemas de classificação). No novo cenário, onde as ontologias formais se inserem, já é possí¬vel, de algum modo, não só representar o conhecimento de um dado domí¬nio, mas derivar conhecimento sobre este domí¬nio, através de uma semântica expressa em linguagens formais, possí¬vel de ser explorada computacionalmente para fins de inferência. Neste curso pretende-se apresentar e discutir sobre os seguintes conteúdos: ferramentas semânticas da Web Sintática e da Web Semântica; o surgimento de Ontologias; uso e funções das Ontologias no escopo da Ciência da Informação; tipos de Ontologias (Ontologias Leves e Ontologias Formais).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Maria Luiza de Almeida Campos
Professora do Departamento de Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação da UFF, com pós-doutorado pelo Laboratório de Biologia Molecular da FIOCRUZ e do PPGCI/USP na área de Ontologias. Coordenadora do grupo de pesquisa Ontologia e Taxonomia.
Data
08/10/2015 a 08/10/2015
Dias e Horários
Quinta, 14h às 18h.