Curso Presencial
Ateliê de escutas
Voltar para o início

Programa
O que permitimos que nos habite a partir da escuta?
Como nos deixamos afetar pelos sons que nos chegam?
Estas perguntas nos convidam a uma investigação profunda sobre a escuta em nossas vidas não apenas como função sensorial, mas como campo de experiência, de presença e de relação. Um convite para a investigação do que abrimos e do que fechamos a partir da escuta de si, do outro, do silêncio e do mundo.
Este percurso propõe a escuta como prática estética e ética. Escuta como um ato criativo, como relação com o som, com o silêncio, com a memória, com o corpo e com o tempo. É também escolher: o que escutamos, como escutamos e o que deixamos de escutar.
Este é um percurso em quatro movimentos, cada um deles centrado em uma dimensão da escuta. Esse percurso não visa respostas objetivas, mas gerar movimentos internos, aguçar sensibilidades e provocar deslocamentos.
Programa:
Movimento 1 - Corpo que escuta: anatomia da escuta e o silêncio como matéria
Começamos pelo corpo. Escutar o próprio corpo, a respiração, o grupo. Ouvir-se como quem se encontra pela primeira vez. Práticas corporais e perceptivas nos conduzem à anatomia da escuta ¿ o ouvido como órgão, mas também como metáfora. O corpo inteiro como caixa de ressonância. Escutar com os pés, sentir o chão, o peso, o apoio.
Movimento 2 - Da pele pra dentro, da pele pra fora: escuta expandida e criação sensível
Expandimos o campo da escuta para dentro e para fora. A escuta dos sons internos, a escuta das outras pessoas e da paisagem sonora ao redor. Escutar com curiosidade e como possibilidade de criação. Improvisamos a partir do que escutamos e produzimos sentido no instante.
Movimento 3 - Memória, linguagem e escutas: entre o que se diz e o que se escuta
A escuta nunca é neutra. Trazemos nossas histórias, nossos filtros, nossas experiências. Neste encontro, olhamos para a escuta atravessada pela memória, pela linguagem e pelo mal-entendido. Escutar é também acolher o que não se compreende, habitar o não dito, reconhecer a opacidade da linguagem.
Movimento 4 - Efeitos da escuta
No último encontro, compartilhamos o que percebemos e criamos a partir dos efeitos da escuta em nós.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Tarita de Souza)
Palestrantes

Renata Gelamo
Arte-educadora, escutadora, doula de vozes, pesquisadora e fonoaudióloga. Graduada em fonoaudiologia, mestre em estudos linguísticos e doutora em artes pela Unesp. Professora dos cursos de pós-graduação “Narração Artística: poéticas das oralidades para a arte e a educação” (A Casa Tombada), “Canção Popular: criação, produção musical e performance” e “Pedagogia vocal: expressão e técnica” (FASM). Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular, pedagogia vocal e narrativas. Fundadora do Ateliê de Voz: lugar de experiência, pesquisa e escuta da voz.
(Foto: Tarita de Souza)

Mônica Thiele
Cantora, mentora de canto integrativo, terapeuta floral e pós-graduada em psicologia transpessoal. Atua com canto desde o início dos anos 1990, em processos individuais e coletivos. Teve contato intenso com o Desvendar da Voz, integrando o grupo com Tomas Adam, e é certificada no Somatic Voice Experience. Atuou no Vésper Vocal e no Coral da Osesp. Organizou os livros Vozes do Magro e Samuel Kerr – arranjos corais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/09/2025 a 01/10/2025
Dias e Horários
Quartas, 14h às 16h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 10/9.
Enquanto houver vagas.