Curso Presencial
Ativismo curatorial
Voltar para o início

Programa
O livro Ativismo curatorial no Brasil reúne entrevistas com 15 curadores, curadoras e curadores de diferentes regiões do país. Abordando processos criativos, engrenagens, desafios e posicionamentos diante do sistema da arte, es entrevistades ressaltam a importância de dar visibilidade a artistas, temas, suportes e linguagens, não brancos, mulheres, LGBTQIAPN+, entre outros grupos sociais, frequentemente ofuscados ou excluídos pelo discurso estabelecido da história da arte.
Indo além do eixo Rio-São Paulo, foram selecionades agentes como Denilson Santana (BA), Sandra Benites (MS), Maurício Pokemon (PI), Cecília Bedê (CE), Kássia Borges (AM), Igor Simões (RS) e Vânia Leal (PA).
Por configurar-se como uma estratégia de resistência contra os apagamentos promovidos, consciente ou inconscientemente pela história, pelo mercado e por instituições de arte, o ativismo curatorial tornou-se um tema emergente e cada vez mais relevante no cenário artístico brasileiro.
Este encontro marca o lançamento do livro e conta com uma mesa de debate entre autoras(es), organizadoras(es) e convidades, fortalecendo o debate e a disseminação de conhecimento sobre arte contemporânea e práticas curatoriais. A proposta é refletir sobre caminhos para uma representação artística e cultural menos desigual, incentivando a pluralidade geográfica, étnico-racial e de gênero ao contemplar outras vozes, tantas vezes silenciadas.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Luciara Ribeiro
Mestra em história da arte (Unifesp/USAL), curadora, crítica e museóloga. Participou de residências e curadorias em instituições como Sesc, Instituto Tomie Ohtake e Salão de Abril. Integra redes de pesquisa em curadoria negra e indígena, colabora com a revista Contemporary And e o Projeto Afro, e leciona na Faap e na Fasm.
(Foto: Jeferson Santos)

Kássia Borges
Artista, professora da UFU e curadora. Doutora em sustentabilidade na Amazônia (UFAM), com formações também pela UFU e UFRGS, realizou exposições no Brasil e no exterior, incluindo a Pinacoteca, Masp, CCBBs, Haus der Kunst e Museum Tinguely. Atua como curadora no Museu do Índio (UFU) e no Masp, com foco em arte, território e ancestralidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Avelar
Professora da UnB, crítica e curadora. Atuou na Casa Niemeyer (UnB), destacando-se pela articulação entre arte contemporânea e impacto cultural. Realizou exposições em instituições como CCBB-BH, MAC-USP, Museu da Inconfidência, Sesc Pompeia e Farol Santander. Coordena o grupo Academia de Curadoria e foi premiada pela ABCA. É conselheira do Prêmio Pipa e jurada de editais como Rumos Itaú Cultural e Bolsa Pampulha.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcella Imparato
Doutoranda em Filosofia (USP), mestre em Estética e História da Arte (USP) e bacharel em Relações Internacionais (UnB). Integra o grupo Academia de Curadoria e pesquisa estética, política e arte contemporânea, com foco nos modos de exibição e produção de sentidos no campo curatorial.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/08/2025 a 16/08/2025
Dias e Horários
Sábado, 16h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 16/8.
Enquanto houver vagas.