Atividades

Refletir sobre temas que são contemporâneos e transversais a produção de saúde

Curso Presencial
Atuação em saúde: diálogos contemporâneos

Voltar para o início Atuação em saúde: diálogos contemporâneos

Programa

Este curso tem como objetivo promover um espaço de diálogo sobre a atuação em saúde, a partir da reflexão sobre temas que são contemporâneos e transversais a produção de cuidado individual e coletivo.

Os temas abordados no curso foram divididos em três blocos, o primeiro bloco abordará temas gerais sobre a concepção de saúde e sua articulação intersetorial com a educação, a cultura e o próprio sistema de saúde.  

O segundo bloco se voltará para a apresentação de práticas inovadoras de cuidado, com ênfase em abordagens que se ancoram em saberes e fazeres que ultrapassam as intervenções biomédicas ortodoxas e ampliam nossas possibilidades profissionais e cuidado.

O terceiro e último bloco terá como foco a concepção de que produzir saúde contemporaneamente requer uma ação humanizada que é indissociada da afirmação da diversidade e das diferenças.

Assim, neste bloco serão abordados a relação da saúde com marcadores sociais como raça, gênero, corpo e etnia. Todo o curso será voltado principalmente para profissionais da saúde e cuidado, bem como para o público que tenha interesse no assunto.

Período: De 19/4 a 28/6 (quartas-feiras), das 16h às 19h.

Programa:

19/4 - As transformações do conceito de saúde e a produção de saúde.
O encontro de abertura deste curso tem como objetivo refletir sobre a própria concepção de saúde. Como termo polissêmico, as diferentes concepções de saúde que habitam o cotidiano das práticas profissionais induzem diferentes práticas de cuidar e de cuidar-se e, portanto, constroem diferentes culturas em saúde, que ora é tomada como um estado geral e ora como processo em constante mudança.
Com Ricardo Rodrigues Teixeira (FMUSP) e Marco Akerman (FSP/USP).
Mediação: Sabrina Ferigato (UFSCar).

26/4 - Saúde e Cultura - Interfaces entre Arte, Clínica e Produção de mundos.
Para além dos desafios macropolíticos e estruturantes das práticas de cuidado em saúde e para além da interprofissionalidade, cada vez mais o tema da intersetorialidade se coloca presente na construção de práticas de cuidado que respondam a complexidade da saúde em tempos atuais. Neste encontro, procuraremos apresentar as possibilidades de conexões entre Saúde e Cultura, mais especialmente a partir das conexões entre cuidado e criação.
Com Elizabeth Araújo Lima (USP) e Eduardo Torre (Fiocruz).
Mediação - Cris Lopes (Cidadãos Cantantes e do Instituto de Saúde - IS/SES/SP).

3/5 - Saúde e Educação - Desafios contemporâneos para a formação em saúde: a Perspectiva da Educação Permanente e da Educação Popular.
Para além dos desafios macropolíticos e estruturantes das práticas de cuidado em saúde e para além da interprofissionalidade, cada vez mais o tema da intersetorialidade se coloca presente na construção de práticas de cuidado que respondam a complexidade da saúde em tempos atuais. Neste encontro serão apresentados os principais desafios que constituem a Educação em saúde, ou seja, a interface entre produção de cuidado, formação e produção de conhecimento na perspectiva da Educação Permanente e da Educação Popular em Saúde, referenciais que tem se voltado tanto para a formação de profissionais de saúde como para a incorporação dos saberes populares nas práticas de cuidado.
Com Ricardo Burg Ceccim (UFRGS) e Maria Rocineide Ferreira da Silva (UECE).
Mediação - Aline Moura (UFSCar).

10/5- Práticas inovadoras de cuidado (parte 1): O uso terapêutico de substâncias psicoativas.
O objetivo deste encontro é introduzir um debate sobre as principais contribuições do uso terapêutico da cannabis e de psicodélicos como prática de cuidado e tratamento em saúde. A prescrição de cannabis medicinal, assim como o desenvolvimento de pesquisas sobre o uso de psicodélicos em ações de saúde, são estratégias inovadoras que inauguram novas formas de relação entre profissionais com as drogas como dispositivo de cuidado. Essas práticas estão ganhando relevância cada vez maior nas políticas internacionais de saúde e ampliando gradativamente sua introdução formal, respaldada legalmente, no sistema de saúde brasileiro.
Com Rodrigo Cariri (UFPE) e Luis Fernando Tófoli (Unicamp)
Mediação: Sabrina Ferigato.

17/5 - Práticas inovadoras de cuidado (parte 2): Práticas Integrativas e Complementares - possibilidades e desafios da atualidade.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) envolvem estratégias de cuidado baseadas em saberes e práticas tradicionais, que podem ser utilizados para a promoção, prevenção, tratamento e produção de saúde. Incorporada como ação nos serviços públicos e privados, as PICS conquistaram avanços importantes no Brasil, assim como enfrentaram limitações e disputas teórico-práticas, coorporativas e políticas nas últimas décadas. No encontro deste dia, pretendemos abordar as atualidades deste tema em suas possibilidades e desafios.
Com Nelson Filice de Barros (Unicamp) e Paula Giovana Furlan (UFSCar).
Mediação: Fernanda Pastori (Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira).

24/5 - Práticas inovadoras de cuidado (parte 3): Saúde digital - novas possibilidades para a gestão, comunicação e atenção em saúde.
A digitalização e virtualização da vida são processos irreversíveis em todas as esferas da vida, como para a produção de saúde. Assim, pensar práticas inovadoras do cuidado é também pensar os novos caminhos abertos pelas tecnologias digitais para a transformação das práticas de gestão e cuidado.
Com Adriana Kitajima (HAOC) e Giliate Coelho (Unifesp).
Mediação: Wilma Madeira (HAOC).

31/5 - Saúde e diversidade (parte 1) - Por uma produção de cuidado antirracista.
Quando pensamos nos desafios dos sistemas de saúde na atualidade em um país desigual como o Brasil, é indispensável pensarmos a produção de políticas e ações a partir dos determinantes socioculturais do processo saúde-doença-intervenção. Um dos determinantes-chave deste processo é o determinante racial, que, associado à uma cultura hegemônica racista, estrutura não apenas processos de adoecimento como também práticas de saúde realizadas por profissionais. Neste encontro pretendemos debater os avanços e retrocessos desta pauta e apontarmos estratégias para o fortalecimento de práticas de cuidado antirracistas.
Com Emiliano Camargo (UERJ) e Natalia Stofel (UFSCar).
Mediação: Sulamita Gonzaga (Unicamp).

7/6 - Saúde e Diversidade (parte 2): Produção de saúde na perspectiva da diversidade de gênero.
Quando pensamos nos desafios dos sistemas de saúde na atualidade em um país desigual como o Brasil, é indispensável pensarmos a produção de políticas e ações a partir dos determinantes socioculturais do processo saúde-doença-intervenção. Este encontro tem como proposta principal abordar a interface entre produção de saúde e diversidade de gênero, promovendo um diálogo entre as especificidades das mulheres e população LGBTQIA+ no encontro com um modelo de saúde constituído em uma cultura patriarcal.
Com Stella-Lizarra de Vasconcelos Ribeiro Guimarães (Fiocruz) e Cathana Oliveira (Unicamp).
Mediação: Luana Marçon (Unicamp).

14/6 - Saúde e diversidade (parte 3): Produção de saúde e enfrentamento ao capacitismo.
Quando pensamos nos desafios dos sistemas de saúde na atualidade em um país desigual como o Brasil, é indispensável pensarmos a produção de políticas e ações a partir dos determinantes socioculturais do processo saúde-doença-intervenção. Neste encontro abordaremos as complexidades que envolvem as práticas de cuidado voltadas para pessoas com deficiências, em especial, a construção de ações de reabilitação e de cuidado anticapacitistas.
Com Marco Gavério (UFSCar) e Núbia Garcia Vianna (Unicamp).
Mediação: Andresa Caravage (Pesquisadora - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc).

21/6 - Saúde e diversidade 4: Saúde Indígena e práticas originárias de cuidado.
Quando pensamos nos desafios dos sistemas de saúde na atualidade em um país desigual como o Brasil, é indispensável pensarmos a produção de políticas e ações a partir dos determinantes socioculturais do processo saúde-doença-intervenção. A saúde indígena guarda especificidades importantes, não apenas pelo histórico processo de violência ao qual os povos originários estiveram submetidos, incluindo violências praticadas pelo sistema de saúde médico-centrado, mas também pela riqueza de experiências de cuidado que esses povos acumulam a partir de outras cosmovisões.
Com Eliene Rodrigues Putira Sacuena (Rede Unida) e Willian Luna (UFSCar).
Mediação: Alexis Minopoulos (USP).

28/6 - Humanização em saúde: novos tempos, novos desafios.
A humanização em saúde foi o tema escolhido para finalizar esse ciclo de palestras pela característica de transversalidade que este tema opera na produção de saúde. Debater a humanização envolve debater processos de trabalho, práticas de cuidado e suas relações, comunicação em saúde e relação entre os envolvidos neste processo. Essas relações envolvem também as temáticas abordadas anteriormente sobre raça, gênero, etnia e outras vulnerabilidades.
Com Tadeu de Paula Souza (UFRGS) e Cleusa Pavan (Instituto Sedes Sapientiae).
Mediação: Karen Assunção (SES-SP).

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Emiliano de Camargo David

Emiliano de Camargo David

Psicólogo e psicanalista, doutor e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização lato sensu em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É membro e docente do AMMA Psique e Negritude. Também é membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nelson Filice de Barros

Nelson Filice de Barros

Professor titular da área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde e Coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Rodrigues Teixeira

Ricardo Rodrigues Teixeira

Médico sanitarista, graduado pela UFRJ, doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, coordenador da Diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Ferigato

Sabrina Ferigato

Terapeuta ocupacional, doutorada em Saúde Coletiva pela Unicamp e pós-doutorada em Saúde Coletiva pela USP. Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, credenciada junto aos Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Unicamp. Coordenadora da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental da UFSCar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marco Akerman

Marco Akerman

Professor titular no Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, médico, especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público - Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e phD em Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade de Londres.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andresa Caravage de Andrade

Andresa Caravage de Andrade

Doutora em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Bacharel em Ciências da Atividade Física pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua como pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alexis Milonopoulos

Alexis Milonopoulos

Artista-cientista cosmopolítico, curador-desaprendedor profissional, ensaísta-e-farofeiro. Doutor em Saúde Coletiva pelo PPGSC-FMUSP, vem questionando e inventa(ria)ndo o que mais a saúde pode (ser) em (e como) meio (par)a outras cosmopolíticas e ter(r)apêuticas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cris Lopes

Cris Lopes

Psicóloga sanitarista de orientação Psicanalítica e Pichoniana. Idealizadora do Programa Municipal de São Paulo, Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco). Idealizadora e Coordenadora do Coral Cênico Cidadãos Cantantes. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Social do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Docente da Pós-graduação em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica do Instituto Sedes Sapientiae.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eliene Rodrigues Putira Sacuena

Eliene Rodrigues Putira Sacuena

Indígena Mulher, Mãe e Avó pertencente ao Povo Baré. Biomédica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Antropologia em Bioantropologia pela UFPA, conselheira nacional na Comissão Intersetorial Saúde Indígena- CISI/ Rede Unida e na Comissão Intersetorial Saúde da Mulher- CISMU/COIAB. Membra da Coordenação Norte pela Rede Unida. Doutoranda em Antropologia na concentração em Bioantropologia em Genética Forense (PPGA) pela UFPA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cathana Oliveira

Cathana Oliveira

Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp na área de Planejamento e Gestão, Mestre em Psicologia Social pela PUC/RS, Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do RS, ênfase em Atenção Básica. Atualmente trabalha como docente junto à Faculdade de Educação em Ciências da Saúde de São Paulo e como pesquisadora junto à Universidade Estadual de Campinas/Faculdades de Ciências Médicas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sulamita Gonzaga

Sulamita Gonzaga

Terapeuta Ocupacional, especialista em Saúde Mental e mestranda em Saúde Coletiva na Unicamp. Atualmente atua em um Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e outras Drogas no município de Campinas, estando também inserida no grupo de pesquisa em Saúde Mental e Saúde Coletiva- Interfaces (Unicamp) e no grupo de estudos de Terapia Ocupacional e Saúde da População Negra- Dona Ivone Lara.
(Foto: Acervo Pessoal)

Adriana Kitajima

Adriana Kitajima

Enfermeira, especialista em Saúde Pública e Informática em Saúde. Atuação na Estratégia e-SUS APS, na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) atuação na análise e modelagem de informação clínica em FHIR R4 e suporte técnico a estados e municípios. Atualmente, no cargo de Especialista de Saúde Digital no projeto PROADI Padronização e Qualificação de Dados Assistenciais da Saúde Suplementar pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aline Moura

Aline Moura

Professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Mestre em Gestão da Clínica e Doutoranda em Terapia Ocupacional pela UFSCar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cleusa Pavan

Cleusa Pavan

Psicanalista, analista institucional e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSC-SP. Consultora da PNH-MS (2006-2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Eduardo Torre

Eduardo Torre

Psicólogo, doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (LAPS/ENSP/FIOCRUZ).
(Foto: Acervo Pessoal)

Elizabeth Araújo Lima

Elizabeth Araújo Lima

Livre-docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Terapia Ocupacional pela USP, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutora pela University of the Arts, London. Em 1996 fundou coletivamente o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional, que coordena atualmente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Pastori

Fernanda Pastori

Psicóloga, especialista em Saúde Mental e mestra em Saúde Coletiva pela Unicamp. Professora e praticante de yoga há mais de 10 anos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giliate Coelho

Giliate Coelho

Médico sanitarista, mestre em Saúde Coletiva (Unifesp) e doutorando em Saúde Coletiva (Unifesp). Professor de Clínica Médica da Faculdade Tiradentes - Fits e participante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol): Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Unifesp. Diretor de TI da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao MEC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Karen Assunção

Karen Assunção

Terapeuta Ocupacional, mestranda em Saúde Coletiva pela Unicamp e articuladora de humanização na Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luana Marçon

Luana Marçon

Terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Mental Infanto juvenil, mestra em Saúde Coletiva, atualmente Doutoranda em Saúde Coletiva pela Unicamp, onde tem se dedicado aos temas Feminismos e Neoliberalismo. Professora da FMABC no curso de Terapia Ocupacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luís Fernando Tófoli

Luís Fernando Tófoli

Possui graduação em Medicina pela USP, residência médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de USP e doutorado em Medicina (Psiquiatria) pela USP. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre psicoativos (LEIPSI) e do ICARO, Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research Outreach, e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas (Concentração em Saúde Mental) e em Saúde Coletiva, ambos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marco Antônio Gavério

Marco Antônio Gavério

Doutor em Sociologia pela UFSCar. Suas investigações giram em torno da deficiência como uma categoria sociocultural e histórica, observando como ela emerge em correlação às teorizações e práticas sobre o corpo, a sexualidade e, mais atualmente, a saúde e a acessibilidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Rocineide Ferreira da Silva

Maria Rocineide Ferreira da Silva

Enfermeira graduada pela UECE , especialista em saúde da Família. Mestre em Saúde Pública pela UECE. Doutora em Saúde Coletiva UFC. Professora adjunta do curso de Enfermagem da UECE e da pós-graduação nos Programas de Saúde Coletiva, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e Mestrado Profissional em Saúde da Família. Coordenou o Curso de Atualização Profissional em Educação Popular em Saúde (Ministério da Saúde/Fiocruz- 2013-2014). Membro da Coordenação da Associação Científica da Rede Unida. Membro do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco. Membro do Conselho Editorial da Associação Científica Rede Unida.
(Foto: Acervo Pessoal)

Natália Sevilha Stofel

Natália Sevilha Stofel

Enfermeira pela Universidade Federal de São Carlos e consultora em aleitamento. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. É integrante do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Núbia Garcia Vianna

Núbia Garcia Vianna

Professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.  Com atuação no curso de Fonoaudiologia e no Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde. Doutora em Saúde Coletiva - FCM/Unicamp, com mestrado em Saúde Coletiva pelo mesmo Programa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Giovana Furlan

Paula Giovana Furlan

Terapeuta ocupacional pela UFSCar, doutora e mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp, com Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Unicamp. Atualmente na UFSCar no Departamento de Terapia Ocupacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Burg Ceccim

Ricardo Burg Ceccim

Sanitarista, doutor em psicologia, com pós-doutorado em antropologia médica (Espanha) e estágio pós-doutoral em políticas públicas sociais e de saúde (Itália), pesquisador do CNPq em Educação e Ensino da Saúde, com trajetória de ensino nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e Rural do Semiárido.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrigo Cariri

Rodrigo Cariri

Médico pela UFPB. Mestre em Saúde Coletiva PPGISC/UFPE, Doutorando em Saúde Coletiva IAM/Fiocruz. Professor Adjunto do Centro de Ciências Médicas da UFPE. Atual coordenador geral de atenção especializada – SAES/Ministério da Saúde.
(Foto: Acervo Pessoal)

Stella Lizarra de Vasconcelos Ribeiro Guimarâes

Stella Lizarra de Vasconcelos Ribeiro Guimarâes

Doutora e Mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz. Especialista em Ética Aplicada e Bioética pelo Instituto Fernandes Figueira - IFF/Fiocruz. Bacharel em Direito (PUC-Rio, Bolsista PUC-Rio). Possui certi?cado de Estudos em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio. Foi professora-colaboradora do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética e Saúde Coletiva (PPGBIOS), uma associação entre a Fiocruz, UFRJ, UERJ e UFF, foi professora do Curso de Especialização em Bioética e Ética Aplicada no Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
(Foto: Acervo Pessoal)

Tadeu de Paula Souza

Tadeu de Paula Souza

Psicólogo graduado pela UFF, doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e da Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Wilma Madeira da Silva

Wilma Madeira da Silva

Doutora em Ciências, atua como gerente de projetos de ensino e metodologias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
(Foto: Acervo Pessoal)

Willian Luna

Willian Luna

Médico de Família e Comunidade, professor da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Saúde Coletiva pela UNESP - Botucatu. Tutor do grupo PET Indígena Ações em Saúde e Coordenador de Relações Étnico-raciais da Secretaria de Ações Afirmativas da UFSCar. Tem experiência de atuação na assistência, pesquisa, ensino e extensão junto a populações indígenas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/04/2023 a 28/06/2023

Dias e Horários

Quartas, das 16h às 19h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 19/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira