Áudio-descrição para atividades culturais
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A áudio-descrição é uma tecnologia assistiva que oferece às pessoas com deficiência visual um recurso de acessibilidade comunicacional, para assistir e ter acesso a filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, entre muitas atividades.
A exigência legal da áudio-descrição em ambientes culturais, educacionais, científicos e em meios de comunicação em geral, deve-se ao fato de que esse recurso é fundamental para a independência das pessoas com deficiência.
A formação de áudio-descritores e consultores em áudio-descrição abre novas perspectivas de trabalho, inclusive para as pessoas com deficiência visual. Neste curso, pretende-se apresentar os conceitos, práticas e conhecimentos instrumentais para a áudio-descrição de uma gama variada de atividades culturais, como espetáculos de teatro, dança, música, filmes, exposições etc.
É destinado a áudio-descritores e consultores que já dominam os conhecimentos básicos da áudio-descrição, pessoas cegas e com baixa visão e profissionais da área cultural que já trabalham com áudio-descrição.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Fabrício Luís)
Palestrantes

Francisco José de Lima
Psicólogo pela UNESP, PhD em Psicofísica Sensorial pela USP. Professor de Educação Inclusiva e de Áudio-descrição na UFPE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Patrícia Rocha Pordeus
Áudio-descritora pela UFPE e pela Audio Description Associates.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
01/08/2016 a 06/08/2016
Dias e Horários
Segunda a Sábado, 14h às 18h