Atividades

Audiodescrição para as redes sociais

Curso On-Line
Audiodescrição e acessibilidade nas redes sociais

Voltar para o início Audiodescrição e acessibilidade nas redes sociais

Programa

Vivemos um momento em que a informação - mediada pelas novas tecnologias - adquire importância crescente na vida cotidiana. A acessibilidade comunicacional, por meio da audiodescrição, permite a inclusão de diversas pessoas e contribui para a construção de um mundo menos capacitista.

A audiodescrição é um recurso pensado para pessoas com deficiência visual, mas que beneficia diversos públicos com outras necessidades valorizando princípios da democratização da informação e da inclusão.

O curso abordará os conceitos da audiodescrição e os diferentes métodos de construção de roteiros e formatos de audiodescrição para imagens em redes sociais. Serão realizadas atividades complementares e momentos para debate sobre os aprendizados com os participantes, a fim de potencializar o processo de aprendizagem.

O curso é voltado à todos que estejam interessados em ampliar o conhecimento nos recursos de acessibilidade comunicacional.

Conteúdos

1º encontro
- Conceito de deficiência e cultura do acesso.
- Breve histórico sobre a audiodescrição e a audiodescrição no Brasil e no mundo.

2º encontro
- Princípios para se construir conteúdos inclusivos e anticapacitistas.
- O trabalho de audiodescrever normativas/diretrizes e o papel do audiodescritor consultor.
- Proposta de atividade prática.

3º encontro
- Audiodescrição de imagens estáticas.
- Audiodescrição de gifs e memes compartilhados em redes sociais.
- Navegação acessível (uso de leitores de tela) e formatos de texto acessível. Texto alternativo, entre outros.
- Proposta de atividade prática.
- Discussão e orientações sobre as atividades práticas.

4º encontro
- Audiodescrição de vídeos em pequenos formatos.
- Discussão e orientações sobre as atividades práticas.
- Debate sobre o aprendizado do curso.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Carolini Constantino

Carolini Constantino

Pós-graduada em Tutoria em Educação à Distância e Docência no Ensino Superior (Faveni), Bolsista pelo Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale no Grupo de pesquisa de design com enfoque na pessoa com deficiência; integrante do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (UFSC) e fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência. É uma mulher com deficiência e militante há alguns. Atualmente coordena a comissão de comunicação do Coletivo Helen Keller, coordena projetos sociais no mesmo, presta assessoria de inclusão das pessoas com deficiência para empresas e elabora e ministra aulas e palestras em eventos sobre inclusão e diversidade, bem como palestras em escolas e universidades.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristina Kenne de Paula

Cristina Kenne de Paula

Formada em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia e audiodescritora. Pesquisa a leitura inclusiva, utilizando a audiodescrição como recurso de mediação de leitura. Atualmente trabalha no Projeto Rumo Norte, em Porto Alegre, onde elabora e ministra oficinas de capacitação para o trabalho e socialização das pessoas com deficiência. Ministra consultoria e cursos de acessibilidade comunicacional com foco em redes sociais e turismo. É colaboradora e educadora social da Universidade Livre Feminista e integrante do Coletivo Feminista Helen Keller, responsável pela Comissão de Coordenação e Comissão de Acessibilidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ednilson Sacramento

Ednilson Sacramento

Jornalista, escritor e palestrante. Bacharel em Humanidades com Ênfase em Gestão Cultural pela UFBA. Graduando em Produção e Comunicação em Cultura pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Consultor em Audiodescrição. Consultor em conteúdo cultural para cinema/televisão e Consultor em Acessibilidade Cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/11/2021 a 08/12/2021

Dias e Horários

Quartas, 19h às 21h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 15/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis