Atividades

Como a escrita híbrida e inovadora de Carolina Maria de Jesus rompeu cânones literários?

Curso Presencial
Autografias: A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus

Voltar para o início Autografias: A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus

Programa

"A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus" traça novas perspectivas sobre a autoria de Carolina de Jesus a partir do estudo genético de seu espólio literário. Sem deixar de lado o aspecto biográfico da autora e seu lugar de fala como mulher, negra e periférica, a pesquisa se debruça sobre os manuscritos a fim de fomentar questões sobre sua escritura para além do traço reiterado de "exotização".

Além da ideia de reciclagem de materiais já que Carolina desempenhava o ofício de catadora de papel, sua poética também se configura como residual, produzindo, assim, uma escrita que mistura gêneros literários e não literários, reaproveita leituras de diferentes épocas e estilos, e incorpora a oralidade como legado de sua herança afroancestral.

O livro ressalta a dificuldade de ler a escritora, haja vista seu empenho em dialogar com uma linguagem beletrista e passadista, ao mesmo tempo em que incorpora elementos contemporâneos, atuando como cronista de seu tempo a partir de suas movências entre o campo e a cidade. A obra consiste na organização cartográfica e analítica do processo criativo das narrativas esparsas recolhidas nos arquivos, delineando percursos e escolhas estabelecidas por Carolina ao longo de seus manuscritos, a fim de decifrar as estratégias de sua invenção literária.

A natureza de seus escritos é híbrida e fragmentada e, como tal, exige uma postura quase arqueológica de escavação. No decorrer das análises, foram cartografados trajetos de vaivém, fuga, abandono e retorno de um "eu" fraturado e autoficcionalizado, que percorre resquícios de lembranças pessoais, misturadas às experiências de leitura e a fatos da vida imediata, no afã da construção de sua obra.
Trata-se de uma produção extensa, marcada pelo encontro entre o "de-si-mesma" de dentro e o "de-si-mesma" de fora, em movimento constante de suas várias faces, compondo o que se pode considerar a elaboração de sua "identidade narrativa".

Por iminência compreende-se algo que está prestes a acontecer, um vir-a-ser que, na poética de Carolina de Jesus, se expressa através de resíduos de discursos literários e não literários. Esse gesto apresenta uma nova voz a romper cânones, ao mesmo tempo em que emblematiza um novo acontecimento na história da literatura brasileira.
O encontro promove um bate-papo com a autora Raffaella Fernandez, que apresenta ao público os percursos de sua obra.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Raffaella Fernandez

Raffaella Fernandez

Pesquisadora do IEB/USP e membro do conselho editorial da Companhia das Letras. Com pós-doc no PACC/UFRJ, organizou livros póstumos de Carolina Maria de Jesus, atuou como curadora de exposições, consultora de projetos artísticos e coordena o Grupo de Pesquisa Contracoloniais Carolina de Jesus (CNPq).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/11/2025 a 19/11/2025

Dias e Horários

Quarta, 19h às 20h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 19/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora