Atividades

Reflexões sobre as pesquisas e os processos de escuta desenvolvidos junto a crianças de grupos diversos

Curso Presencial
Autografias: Abrir-se à escuta das vozes infantis

Voltar para o início Autografias: Abrir-se à escuta das vozes infantis

Programa

O livro "Abrir-se à escuta das vozes infantis" traz reflexões sobre os processos de escuta de crianças realizados por 16 pesquisadoras especialistas. Dividido em três blocos temáticos - 1. Diversidade de realidades e vozes infantis; 2. Escutar adultos para escutar crianças; 3. O que aprendemos com as crianças - o livro abre espaço para que as crianças ocupem seu lugar de voz revelando para nós, adultos, as realidades dessas crianças e suas várias formas de expressão; e o quanto temos a aprender com elas.  

Neste encontro teremos um bate-papo com a organizadora da obra, Adriana Friedmann, e três autoras, Carla Nastri, Roselene Crepaldi e Katia Matunaga, que apresentarão seus processos de investigação, refletindo sobre a importância da escuta e observação sensível das crianças como caminhos possíveis, reais e necessários ao protagonismo infantil.
 
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Adriana Friedmann

Adriana Friedmann

Apaixonada por crianças e pela educação desde a infância, graduou-se em Pedagogia nos anos 80. Sua jornada a levou a mergulhar em estudos sobre o brincar livre das crianças, tema de seu mestrado, e posteriormente a explorar a Antropologia da Infância em seu doutorado. Co-fundadora da Aliança pela Infância, dedica-se há mais de 45 anos a desenvolver propostas de formação e trocas para educadores e interessados nas infâncias, compartilhando suas aprendizagens por meio de livros, artigos e ensaios.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carla Nastri

Carla Nastri

Pedagoga pela Universidade Estácio-SP, especialista em processos de escutas antropológicas das infâncias pel'A Casa Tombada-SP. Professora na educação infantil da rede privada de São Paulo. Pesquisadora do Coletivo a vez e a voz das crianças.
(Foto: Acervo Pessoal)

Katia Matunaga

Katia Matunaga

Especialista em processos de escutas antropológicas das infâncias pel'A Casa Tombada-SP, pedagoga e coordenadora pedagógica da educação infantil na Escola Viva-SP. Formadora do Centro de Formação da Vila. Pesquisadora do Coletivo A vez e a voz das crianças.
(Foto: Acervo Escola Viva)

Roselene Crepaldi

Roselene Crepaldi

Professora Doutora pela FE-USP, pesquisadora GIEL Each-USP, na área do lazer e turismo, e do Coletivo a vez e a voz das Crianças.  Docente da Universidade Anhembi Morumbi-SP na formação de profissionais de Educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/06/2023 a 24/06/2023

Dias e Horários

Sábado, 15h às 17h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 24/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis