Atividades

Livro apresenta a inclusão da pessoa com deficiência sob a perspectiva do direito.

Curso Presencial
Autografias: Inclusão não é favor nem bondade

Voltar para o início Autografias: Inclusão não é favor nem bondade

Programa

Inclusão (como direito) nas escolas e em todos os espaços, além de outras reflexões sobre pessoas com deficiência estão nos capítulos do novo livro de Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla. O título da obra já diz muito sobre sua escrita: "Inclusão não é favor nem bondade". Como parte da série Leituras Críticas Importam (Editora Matrioska), coordenada pelo Professor Álvaro de Azevedo Gonzaga, o texto convida os leitores a refletirem sobre dignidade, exclusão, capacitismo e solidariedade.

Um dos capítulos - Educação Inclusiva como direito de todos - trata da urgência de uma educação escolar que cumpra todos os seus papéis, sendo que um deles é o de formar cidadãos saibam conviver com as diferenças, num contexto de naturalidade, já que a diversidade faz parte da natureza humana. "A partir de uma visão cidadã a respeito da deficiência, a autora apresenta, de maneira altiva, sem rodeios e muito didática, os direitos das pessoas com deficiência em sua evolução e estado atual. Apesar de sua ampla formação profissional, como professora e doutora em Direito, revela que também já foi vítima do chamado "capacitismo" - conceito que explica muito bem - apenas porque possui deficiência auditiva." Eugênia Augusta Gonzaga.

Com Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla, doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP. Mestra em Direito Consitucional - ITE. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara. Docente na FARA. Docente no Curso de Pós-Graduação de Direito Antidiscriminatório e no Curso de Pós-Graduação em Direito de Família. (Minha Pós - UniDBSCO). Membra da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-BAURU (2019-2021). Membra da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-Araraquara. Membra da Comissão Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP. Advogada. Membra da Coalizão Nacional de Mulheres e da Coordenação Acadêmica da CNM. Membra da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência. Pesquisadora dos Grupos de pesquisa "IRIS" (UEMG), "Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade" (PUC-SP) e do Grupo SINGULARIDADES.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro.
Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla

Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla

Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP. Mestra em Direito Consitucional - ITE. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara. Membra da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência.
(Foto: Thais FreOli)

Data

31/08/2023 a 31/08/2023

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/7, até o dia 31/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis