Atividades

A palestra analisa e problematiza o campo da formação de professores no cenário contemporâneo

Curso Presencial
Autografias: O que quer um professor? Queixa, demanda e desejo na formação de professores

Voltar para o início Autografias: O que quer um professor? Queixa, demanda e desejo na formação de professores

Programa

Não é de hoje que o campo da educação vem sendo tomado por palavras de ordem que oferecem um "tom" específico a este contexto. A despeito do que essas novidades possam contribuir para as estratégias de ensino e aprendizagem, tais imperativos imprimem uma forma particular de compreender os processos educacionais que se pautam em métodos de garantia da qualidade - assim como o seu controle - decorrentes do chamado discurso neoliberal.

Esse panorama ilustra algo bastante comum no campo da formação de professores: uma tendência a oferecer inovações científico-pedagógicas com o objetivo de atender aos supostos pedidos docentes por melhores formas de ensinar. A ideia de atualização permanente supõe um alcance máximo da qualidade do ensino e da capacitação docente, como se a partir das formações baseadas nos modismos pedagógicos (ou produtos de prateleira) a prática pedagógica não deixaria nada a desejar.

Essa rede discursiva sustenta nos professores um lugar de esvaziamento permanente, ao passo que carrega a promessa de suprir esse vazio por meio de inovações de práticas e métodos que serviriam de chave para o sucesso da ação educativa. 

À medida que as demandas docentes são atendidas no registro da necessidade, com ofertas pronta-entrega, os professores enquanto vozes fundamentais sobre o campo educativo, encontram-se silenciados em decorrência do predomínio da técnica no tecido social. Tendo como base ideias de Veiga-Neto (2011), Sennett (2006), Dufour (2005), Laval (2003) e Lacan (1972), diante das amarras neoliberais da contemporaneidade, a palestra pretende discutir e problematizar as possíveis saída para o professor-sujeito, quais os caminhos possíveis no campo da formação de professores e, por fim, o que quer um professor?

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Fernanda Ferrari Arantes

Fernanda Ferrari Arantes

Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). É professora do curso Psicanálise com Crianças do Departamento Psicanálise com crianças, do qual também é membro, do Instituto Sedes Sapientiae. É autora do livro O que quer um professor? Queixa, demanda e desejo na formação de professores (Ateliê Editorial, 2024).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/12/2025 a 06/12/2025

Dias e Horários

Sábado, 10h30 às 12h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 6/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis