Atividades

Lançamento de livro que reúne análises sobre raça, classe e gênero, destacando o papel estrutural do racismo na sociedade brasileira atual

Curso Presencial
Autografias: O racismo contemporâneo no Brasil

Voltar para o início Autografias: O racismo contemporâneo no Brasil

Programa

Racismo no Brasil Contemporâneo, publicado pela Editora LiberArs, é uma obra coletiva que reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados ao estudo das relações étnico-raciais na sociedade brasileira atual. Com enfoque na articulação entre racismo, luta de classes, exploração do trabalho e questões de gênero, os textos propõem uma leitura crítica e engajada sobre as múltiplas manifestações do racismo em um Brasil marcado pelo capitalismo dependente.

A coletânea examina o papel estruturante do racismo na consolidação do modo de produção capitalista, destacando suas interseções com a exploração do trabalho e a constituição das relações raciais. Também são analisados os tensionamentos internos à esquerda brasileira no trato com a questão racial, além de reflexões sobre o pan-africanismo e as formas de dominação no contexto do "neocolonialismo tardio".

Questões como criminalização, encarceramento em massa, letalidade e impactos na saúde da população negra, com atenção especial à condição da mulher negra e às construções sociais da masculinidade negra, ocupam lugar central nas análises.

Com prefácio da Professora Cristiane Sabino (UFSC), a obra se apresenta como um importante instrumento de reflexão e formação crítica. Segundo a autora do prefácio, os textos "dialogam entre si e se complementam, formando uma obra que proporciona ao/a leitor/a muitos elementos para a reflexão e formação política crítica, tão necessária a uma luta antirracista que se proponha radical contra as bases concretas do racismo na nossa sociedade".

Com Carin Carrer Gomes, Bergman de Paula Pereira, Cláudia Adão e Paris Yeros.
Medição: Weber Lopes Góes.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Weber Lopes Góes

Weber Lopes Góes

Mestre em Ciências Sociais (UNESP-Marília) e doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). É professor visitante na UFABC e autor dos livros Racismo e eugenia no pensamento conservador brasileiro: a proposta de povo em Renato Kehl e Segregação e Extermínio: as novas faces da eugenia brasileira no século XXI, ambos publicados pela Editora LiberArs.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carin Carrer Gomes

Carin Carrer Gomes

Geógrafa, com atuação no ensino básico e superior, e foi pesquisadora do Fórum de Hip Hop Municipal de São Paulo. Doutora em Geografia Humana pela USP, é autora do livro Circuito espacial penal: análise geográfica dos direitos e garantias frente à expansão do meio informacional no Brasil, publicado pela Editora Tirant Lo Blanch.

Bergman de Paula Pereira

Bergman de Paula Pereira

Mestra em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), bacharela e licenciada em História (PUC-SP). Pesquisa temas como racismo, história das mulheres negras, trabalho doméstico e legislação trabalhista. Integra o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo (CMPM/SMDHC), representa o coletivo Kilombagem, é membra da Rede de Historiadoras e Historiadores Negros (HN) e pesquisadora do NEPGREG (UFBA).

Cláudia Adão

Cláudia Adão

Assistente social, doula, mestra em Ciências (ECA-USP) e doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP). Pesquisa a articulação entre racismo e espaço urbano, com foco nas estratégias de resistência e cuidado de pessoas negras em territórios periféricos. É rainha emérita da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e autora do livro Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Paris Yeros

Paris Yeros

Professor adjunto da UFABC nos cursos de Ciências Econômicas e Ciências & Humanidades, e na pós-graduação em Economia Política Mundial. Membro do NEAB-UFABC, é pesquisador associado do Instituto Africano Sam Moyo (Zimbábue) e editor do periódico Agrarian South: Journal of Political Economy. Seus temas de pesquisa incluem África contemporânea e relações agrárias e de trabalho na economia mundial.

Data

14/06/2025 a 14/06/2025

Dias e Horários

Sábado, 14h às 17h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 14/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis