Atividades

As Edições Sesc São Paulo publicam Os arquivos da Teoria Crítica, obra que articula filosofia, história intelectual, política e memória.

Curso Presencial
Autografias: Os Arquivos da Teoria Crítica

Voltar para o início Autografias: Os Arquivos da Teoria Crítica

Programa

O livro Os arquivos da Teoria Crítica, publicado pelas Edições Sesc São Paulo, reflete sobre os arquivos criados pelos pensadores da Teoria Crítica, também conhecida como Escola de Frankfurt. Organizada por Marcos Nobre e Isabelle Aubert, a obra reúne especialistas brasileiros e estrangeiros que se debruçam sobre manuscritos e documentos de Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Friedrich Pollock, Herbert Marcuse, Leo Löwenthal e Jürgen Habermas.
 


A partir desses arquivos, o livro oferece uma perspectiva inédita sobre o trabalho desses pensadores, articulando filosofia, história intelectual, política e memória. A publicação insere os arquivos como dimensão central da reflexão crítica, destacando sua importância para a compreensão dos processos de elaboração teórica, dos contextos históricos e das disputas intelectuais que atravessam a tradição da Teoria Crítica.


As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias


O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br


Palestrantes

Taisa Palhares

Taisa Palhares

Professora de Estética (Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Nobre

Marcos Nobre

professor titular de filosofia política da Unicamp, ex-presidente e atual pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), onde é diretor do Center for Critical Imagination (CCI/Cebrap), ex-codiretor e atual pesquisador principal do Maria Sybilla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila).

Raphael Concli

Raphael Concli

é mestre em filosofia pela Unicamp, onde desenvolveu estudo sobre os conceitos de integração social e adaptação nas obras de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Hoje trabalha como jornalista e integra a equipe de podcasts da Folha de São Paulo.

Data

26/03/2026 a 26/03/2026

Dias e Horários

Dia 26/3, quinta, das 19h às 21h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora