Curso Presencial
Autografias: Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana
Voltar para o início
Programa
Neste encontro o jornalista Jamil Chade, autor do livro "Tomara que você seja deportado: uma viagem pela distopia americana", apresenta um cenário devastador sob qualquer ponto de vista, evidenciando a magnitude da decadência da sociedade estadunidense.
Compreendendo o período entre a campanha eleitoral de Donald Trump e o início dos esforços eugenistas de sua política de imigração, a tragédia americana ganha aqui rosto e materialidade.
Chade percorre os locais por onde se espraia o ódio e o rancor, a pobreza e a ilusão, de Manhattan ao México, do Madison Square Garden aos abrigos para deportados nas cidades mexicanas na fronteira.
O que se entrevê é um desastre humanitário, ético, político e espiritual. A atmosfera inequívoca de perseguição, o medo do imigrante de ser caçado. Mas também a perversidade da ofensiva trumpista no que diz respeito a outros temas, como a educação e os direitos de pessoas LGBTQIA+, outrora relevantes para a composição de um cenário, uma ordem mundial, que glorificava a nação que tomou para si o termo "América".
Pelas palavras de Walter Salles, que prefacia o livro, trata-se "não somente um extraordinário trabalho jornalístico, mas também um ensaio de grande lucidez sobre como podem sucumbir as democracias".
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes
Jamil Chade
Jornalista. Publicou 9 livros, sendo 3 finalistas do prêmio Jabuti. É embaixador do Instituto Adus, membro do conselho do Instituto Vladimir Herzog e integrante da equipe de pesquisa sobre Memória, Justiça e Verdade do IEA-USP. Foi um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/12/2025 a 12/12/2025
Dias e Horários
Sexta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 12/12.
Enquanto houver vagas.