Autoperformance: o uso da autobiografia na cena contemporânea
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O curso propõe apresentar algumas das teorias que discutem o uso da autobiografia, do material pessoal, na elaboração de um espetáculo. Propõe aos participantes o desenvolvimento das suas próprias cenas.
O interesse na forma como o eu é construído em cena, como se mostra aos outros e como se relaciona com as forças sociais e culturais tem interessado cada vez mais diretores e atores e os espetáculos realizados a partir desse entendimento mobilizam diferentes linguagens.
1º encontro
Situar o contexto da discussão sobre o uso da autobiografia no teatro falando sobre "O Narrador" de Walter Benjamin, a "A Coragem da Verdade" de Foucault, Michael Kirby e a autoperformance e Marvin Carlson que aponta desdobramentos importantes no uso do material autobiográfico.
2º encontro
Conversar sobre os teatros do real a partir de textos de Erika Fischer-Lichte, Carol Martin, Silvia Fernandes e os que trazem a questão da experiência - Didi-Huberman, Giorgio Agamben, Oscar Cornago e Jorge L. Bondia. As conversas e discussões serão sempre levadas à luz de trabalhos de artistas brasileiros e internacionais que fazem uso do autobiográfico em cena como Angelica Liddel, Spalding Gray, Cia Hiato, Álamo Facó.
3º encontro
A partir das conversas e leituras, os participantes deverão apresentar os aspectos que mais os interessaram no universo da autoperformance. Com seus interesses estabelecidos, vamos propor a eles leituras que possam provocar o desenvolvimento de suas cenas. Os participantes serão divididos em dois grupos.
4º encontro
Divididos em dois grupos, participantes começam escrever suas cenas com o acompanhamento e supervisão de uma das diretoras.
5º encontro
Os grupos trocam de supervisão/orientação e continuam o desenvolvimento de suas cenas.
6º encontro
Leitura/apresentação das cenas e fechamento dos trabalhos.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Rumstick Road - 1977. Spalding Gray (sentado). Ron Vawter (esq.) Bruce Porter (cabine) e Libby Howes (direita) - Foto: Ken Kobland)
Palestrantes
Marcia Abujamra
Diretora, roteirista e produtora de teatro. Fez seu mestrado em estudos da performance na New York University, doutorado na ECA/USP e está fazendo seu pós-doc na UniRio. Em 2018 lançou o livro "A alma, o olho, a voz - as autoperformances de Spalding Gray" pela Annablume. Seu mais recente trabalho como curadora e produtora é a exposição "Rigor e Caos - Antonio Abujamra" (SESC Ipiranga, 28 de novembro de 2018 a 17 de março de 2019).
(Foto: João Caldas)
Janaina Leite
Atriz, diretora, dramaturga e doutora pela ECA- USP. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Em 2008 deu início a sua pesquisa sobre o documentário e o uso de material autobiográfico em cena, resultando em diversos espetáculos e no livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena", publicado pela Editora Perspectiva. Em 2019, estreou o espetáculo "Stabat Mater", contemplado pelo Edital de Dramaturgia para Pequenos Formatos do Centro Cultural São Paulo e ganhador do Prêmio Shell de melhor dramaturgia. Com "Camming 101 noites" e "História do Olho - um conto de fadas porno noir", coproduções da Mostra Internacional de São Paulo, dá continuidade à sua pesquisa tensionando teatro, experiência e pornografia sob a perspectiva de um real obsceno.
(Foto: Andre Cherri)
Data
17/09/2019 a 03/10/2019
Dias e Horários
Terças e Quintas, 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.