Atividades

Jornada Do Patrimônio 2019 - Memória paulistana

Percursos Urbanos
Av. Paulista: 3 séculos em 3 quilômetros

Voltar para o início Av. Paulista: 3 séculos em 3 quilômetros

Programa

Orientado aos pesquisadores que atuam no campo das relações entre História, Patrimônio e Educação não Formal e ao público em geral interessado nestes temas.

Tomando como ponto de partida as memórias individuais, coletivas ou "emprestadas" trazidas pelos participantes propomos discutir como a Avenida Paulista foi ressignificada ao longo da história. A ideia é pensar a avenida em três tempos diferentes.

Programação:

1º Encontro: Pode o presente colorir o passado?
Ao tomarmos de empréstimo o questionamento de Michael Pollak, "a que ponto o presente colore o passado?", propomos uma discussão a respeito dos diferentes significados da ideia de memória contidos nos escritos de Maurice Halbwachs, Pierre Nora e Michael Pollak

2º Encontro: Uma avenida, muitas histórias
Discutir os contextos que levaram à abertura da Avenida Paulista, em 1891.

3º Encontro:Paulista: uma avenida em permanente transformação (e disputa):
Refletir acerca das transformações dos usos da Avenida Paulista ao longo do tempo.

4º Encontro: Um percurso peripatético pela Paulista ( ação externa)
Revelar memórias de lugares icônicos da Avenida Paulista, refletir acerca dos processos de seleção patrimonial que levaram à destruição da maior parte do casario da primeira etapa de ocupação e (re)pensar os equipamentos de lazer como espaços de preservação e do despertar da memória e de construção de novos saberes. 

No dia 18/8, durante a Jornada, contaremos com a participação da artista Juliana Russo, membro do grupo Urban Sketchers, que reúne desenhistas de cidades pelo mundo.

Com Profa. Dra. Angela Fileno da Silva.


* Atividade conta com encontros teóricos nos dias 15,16 e 17/8, e roteiro externo no dia 18/8.

** Não indicado a pessoas com mobilidade reduzida.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Guilherme Gaensly - Avenue Paulista a São Paulo, Bresil. Acervo do Museu Paulista da USP)

Palestrantes

Angela Fileno da Silva

Angela Fileno da Silva

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, mestre pela mesma universidade e especialista em Turismo Cultural pelo Centro Universitário Unibero. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo e graduação em Turismo pelo Centro Universitário Unibero. É professora do curso de especialização lato sensu em Gestão Pública, da Unifesp. Desde 2002 trabalha em parceria com o Turismo Social do SESC, produzindo e executando roteiros e cursos, realizando pesquisas para a elaboração de material gráfico e textos dirigidos ao portal de Turismo Social. Entre 2009 e 2010 trabalhou como animadora cultural do SESC Pompeia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Russo

Juliana Russo

Mistura seu trabalho pessoal com ilustrações para revistas, jornais e livros. Integrou o Cidades para Pessoas, que pesquisa projetos que deixem as cidades mais humanas. É membro do grupo Urban Sketchers, que reúne desenhistas de cidades pelo mundo. Autora de São Paulo Infinita' (2015).
Em 2017 participou da residência artiística para desenhistas na Casa do Sol, para a criação da revista/livro Baiacu, editada por Laerte e Angeli e publicada pela editora Todavia.
Participou de exposições e salões de arte como 15 Salão da Bahia e uma individual na Galeria Epicentro Cultural. Atualmente desenvolve o projeto Sala Aberta, um espaço de exposições de desenhos, cartazes e publicações na sala da sua casa.
(Foto: Nino Andres)

 

Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É coordenadora e professora do curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação não formal e animação sociocultural - GEPENFAS/CNPQ/EACH/USP e presidenta do Nodo Brasil da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural. Principais áreas de interesse: educação não formal, educação social e animação sociocultural em suas interfaces com o lazer.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/08/2019 a 18/08/2019

Dias e Horários

Quinta a Domingo 10h às 13h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis