BAKHTIN e o dialogismo: entre a ética e a estética
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Bakhtin tira de nós a ilusão de uma linguagem impermeável ao outro e de um sujeito enunciador visto como aquele que poderia bastar-se para enunciar seus pensamentos e sentimentos dentro dos limites das próprias crenças e aspirações. Isso traz consequências. Entramos no domínio da cadeia da comunicação verbal, de que o enunciado é apenas um elo.
Para conhecer essa perda estudamos Bakhtin. Lado a lado com esse conhecimento, dar espaço para essas reflexões contribui para refinar mecanismos de apreensão dos significados inscritos no interior dos enunciados.
Isso acontece, na medida em que se diluem os contornos entre o interior e o exterior: dos próprios enunciados, considerados cada qual a réplica de um diálogo; do próprio enunciador, considerado não estático numa centralização ilusória, mas na contingência de sua relação com o outro, que necessariamente o habita.
Partindo do conceito de dialogismo como elemento constitutivo da linguagem, e da linguagem como princípio norteador da configuração dos corpos enunciativos, apreensíveis no interior dos seus próprios enunciados, discutiremos como a voz - e o tom da voz - do sujeito manifesta-se entre distintas esferas de comunicação e distintos gêneros discursivos.
Para isso, serão debatidos os fundamentos do pensamento bakhtiniano – sobre a interação eu/ outro estabelecida no interior da linguagem, sobre a linguagem como fato social e histórico, e sobre “minha participação singular no existir”.
Conteúdo
- A noção bakhtiniana de dialogismo. Dialogismo e posicionamento social do sujeito em cada ato enunciativo. O dialogismo constitutivo e mostrado em gêneros do discurso jornalístico.
- A carnavalização e a polifonia: Rabelais e a explosão do riso regenerador. A ironia e a sátira: a distância em relação à carnavalização rabelaisiana. O personagem polifônico em O Idiota, de Dostoiévski: desdobramentos.
- "Discurso na vida" e "discurso na arte". A poeticidade da palavra: interface entre gêneros: literatura e outras esferas. A ética e a estética: constâncias e variáveis entre discursos.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Norma Discini
Professora associada do Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Com pós-doutorado na Universidade Paris 8, é autora de Intertextualidade e Conto Maravilhoso, (2004), A comunicação nos textos (2012), O estilo nos textos (2003), Corpo e estilo (2015), entre outras publicações, que incluem artigos e capítulos, cravados nos estudos da linguagem, do texto e do discurso.
(Foto: Rogerio Ortiz)
Bibliografia
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
_____ . A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira, São Paulo/ Brasília: Hucitec/ UnB, 1987.
______. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 1988.
______. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
VOLOSINOV, V. N. Appendix I: Discourse in Life and Discourse in Art (Concerning Sociological Poetics). In: VOLO¿INOV, V. N. Freudianism. A Marxist Critique. Transl. I. R. Titunik. New York/ London: Academic Press, 1976, p. 93-116.
VOLOSHINOV, V. N. / BAKHTIN, M. M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. Trad. C. A. Faraco e C. Tezza. [Tradução para uso didático].
Data
01/12/2016 a 15/12/2016
Dias e Horários
Quintas, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.