Atividades

Apresentação dos principais conceitos da 59° Bienal de Veneza.<br />

Curso Presencial
Bienal de Veneza: O leite dos sonhos

Voltar para o início Bienal de Veneza: O leite dos sonhos

Programa

O encontro será dividido entre uma parte expositiva na qual investigaremos alguns dos fundamentos conceituais que orientaram a construção da 59ª Bienal de Veneza e em seguida serão apresentados alguns dos principais artistas e obras em exposição para um debate com o público presente.
 
Construída com base em 5 núcleos ou "cápsulas do tempo", como nomeia a curadora Cecilia Alemani, a exposição traz obras e objetos de diferentes épocas e regiões. A mostra é conduzida por um fio surrealista: os escritos destinados a crianças da artista Leonara Carrington servem como base para o pensamento curatorial. "As histórias de Carrington descrevem um mundo mágico onde a vida é constantemente reinventada pelo prisma da imaginação e onde qualquer um pode mudar, se transformar ou tornar-se outra pessoa ou outra coisa". O corpo está em jogo: suas metamorfoses, suas relações com a tecnologia e a sua conexão com a natureza. Outro aspecto importante a ser debatido é que a exposição pretendeu dar ênfase à produção feminina, relegada a segundo plano na História da Arte convencional.
 
No pavilhão italiano, concentram-se artistas mais históricas que cumprem a tarefa de uma revisão da historiográfica com foco no feminismo. No Arsenale as discussões propostas pelas artistas surrealistas encontram seus ecos no presente.
 
Além do tema da mostra, vamos conversar sobre o formato da Bienal de Veneza que soma à da mostra curada os tradicionais pavilhões nacionais, organizados por diversos países. Indo para sua 60ª Edição, a Bienal mais antiga do mundo conserva-se como uma das mais relevantes exposições no cenário internacional.
 
Com Thais Rivitti,  curadora, crítica de arte, editora de catálogos e livros de arte. Pesquisa arte contemporânea desde o início dos anos 2000. Visitou a 59ª Bienal de Veneza em junho de 2022.
 
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Thais Rivitti

Thais Rivitti

Crítica de arte e curadora. Mestre em Teoria, História e Crítica de Arte pela USP. Gestora do espaço de arte independente Ateliê397.
(Foto: Acervo Pessoal)

Material






Data

15/12/2022 a 15/12/2022

Dias e Horários

Dia 15/12, quinta, das 10h às 12h

Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, até o dia 14/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora